Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Um ano pra ficar marcado na história da UJS e do povo cearense  

Em artigo, o presidente da UJS do Ceará Flavio Vinícius faz uma avaliação da luta política em 2010 destacando a participação da UJS no processo eleitoral. Confira:

Um ano pra ficar marcado na história da UJS e do povo cearense

Muitos motivos para comemorar. Afinal, não é todo dia que se impõe uma derrota política ao maior símbolo da direita conservadora do estado: o coronel Tasso Jereissati. Uma vitória das forças progressistas do Ceará, com grande protagonismo da militância da UJS, que desde o primeiro momento apostou na união dos candidatos do campo popular para vencer nas urnas o “galeguim do zói azul”.

E não para por aí, pois atenta aos grandes desafios da atualidade, a UJS cearense participou das principais lutas políticas do cenário local. Em todas as manifestações, debates, eleições, congressos, conferências e campanhas que esteve presente, a UJS mobilizou a juventude e pautou o seu papel no desenvolvimento do estado do Ceará. Ainda no primeiro semestre, promoveu um vitorioso congresso estadual, que reuniu mais de 2000 jovens em todas as suas etapas e dos mais variados municípios cearenses para debater o papel da juventude na luta pelo desenvolvimento do Brasil, pelos direitos juvenis e pelo socialismo.

Eleições 2010
Mas foi durante as eleições que a força e a disposição da militância socialista se revelaram surpreendente. Consciente do significado dessa disputa política, a UJS participou ativamente do processo eleitoral, propondo um projeto para o Estado com a participação da juventude e com uma agenda de políticas públicas para esse segmento.

Tanto na defesa dos candidatos proporcionais que representam o campo popular e progressista, como na eleição do governador Cid Gomes e da presidente Dilma Rousseff, a UJS demonstrou muita capacidade de mobilização e isso ficou mais evidente no primeiro turno com o lançamento do movimento “Pega o Beco Galeguim” e, no segundo turno, com uma intensa agenda de campanha nos espaços juvenis, em especial nas faculdades e universidades.

Pega o Beco Galeguim
E foi com muita alegria e coragem que a juventude socialista lançou o movimento ‘Pega o Beco galeguim’. Seu apelo entre os cearenses e a vibração da militância da UJS levou o movimento para as ruas e logo apareceram camisas, adesivos e mensagens na Internet que expressavam o sentimento de repúdio ao que representava a chamada “Era Tasso”.

Muita gente não acreditava na possibilidade de derrota do líder tucano. Hoje, após a confirmação do resultado e por ironia da vida, são os mesmos que reivindicam para si os créditos da vitória sobre o coronel. E não foram poucas as vezes que tentaram dividir o campo popular, representado por Eunício e Pimentel. A UJS não foi nessa onda e atendendo ao chamado popular defendeu desde o início a unidade das forças progressista como forma de enterrar de vez a “Era Tasso”, para escrever uma nova página da história do Ceará.

Que venha 2011
O resultado final de todas essas batalhas políticas é muito promissor. Nesse novo cenário, renovam-se as esperanças de mais conquistas sociais para o povo cearense. E para a juventude, surgem mais oportunidades e novas exigências, pois mais do que nunca está em suas mãos o futuro do Brasil. Aos militantes da UJS do Ceará, fica a missão de levar a toda essa massa juvenil uma mensagem de solidariedade, tolerância e respeito à humanidade e ao planeta em que vivemos.

Que venha um ano repleto de conquistas e felicidades!
Saudações juvenis!



Flávio Vinícius
Presidente estadual da UJS/Ce

MATÉRIAS RELACIONADAS:

1 Comentário:

  • Ivo Braga  
    31/12/2010, 20:59

    Parabéns a todos que fazem a UJS no Ceará!
    2010 foi um ano muito exitoso para a nossa organização, devemos em 2011 nos dedicar ainda mais e garantir mais vitórias para a juventude e o povo cearense!
    Um abraço e vamos à luta!

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.