Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Nota de repúdio à ação violenta da Guarda Municipal contra militantes dos movimentos sociais e jovens no Parque do Cocó  


A União da Juventude Socialista de Fortaleza vem a público manifestar seu mais profundo repúdio à ação violenta e criminosa da Guarda Municipal de Fortaleza contra militantes dos movimentos sociais e em especial aos jovens que, há dias, ocupam o Parque do Cocó em protesto à construção de viadutos naquela região. Tendo como referência os princípios democráticos que regem nossa sociedade, consideramos legítima toda forma de protesto pacífico, sendo inaceitável qualquer tipo de violência para resolver esses impasses.

Nossas divergências com a pauta defendida, por aquele movimento, não é motivo para deixarmos de lado o compromisso com a liberdade de manifestação e o combate à criminalização dos movimentos sociais. Sugerimos a promoção de um debate amplo e democrático sobre a construção do viaduto, seja no parlamento, através de audiências públicas, ou por um plebiscito popular.

Nesse sentido, exigimos do chefe do poder municipal, o prefeito Roberto Cláudio, uma retratação oficial, e pedimos aos envolvidos uma postura mais democrática e mediadora nas negociações.  

Vimos também reafirmar a nossa luta cotidiana em defesa do meio ambiente, como os projetos de drenagem das bacias dos rios Maranguapinho, Cocó e Ceará, uma reivindicação antiga da população que vive as margens desses rios, como também a preservação e revitalização de parques - Raquel de Queiroz, Cocó, Rio Branco, etc. Além de sempre nos colocarmos contra as especulações imobiliárias, que, por exemplo, deram fim as Zonas Especiais de Interesses Sociais (ZEIS) e que construiu a torre empresarial do Iguatemi.

Para nós, são claros os problemas que a população, principalmente o jovem, sofre diariamente com a dificuldade de locomoção, lotação dos transportes públicos e o alto valor da tarifa. Por isso, colocamos a necessidade de um debate aprofundado sobre a cidade, que fale de transporte público, construção de viaduto, ciclovias, que pense mobilidade urbana e meio ambiente juntos.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

2 Comentários:

  • Silvinha Cavalleire  
    10/08/2013, 01:44

    A Guarda Municipal não é polícia para bater em manifestantes! É direito do cidadão fortalezense defender o Parque do Cocó! Não se deveria ter chegado à agressão sem ter havido antes conversa entre Prefeitura e manifestantes! Como Diretora da UJS, repudio o abuso do poder e de violência da GMF!!!

  • Kelsen Bravos  
    11/08/2013, 03:11

    Excelente a proposta da UJS de se estabelecer um diálogo amplo e consequente sobre a cidade. Tem razão a UJS ao repudiar os atos de violência da Guarda Municipal, cobrar a expressa retração do Palácio do Bispo e recomendar uma postura mais democrática e mediadora das partes litigantes na questão do Cocó. Postura sem a qual fica inviável um diálogo franco, transparente e honesto em busca das soluções. (KB)

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.