Hasta Siempre Comandante!
Por Flaviene Vasconcelos
Assista ao videoclipe da música "Hasta siempre" gravado em 1997 pela atriz e cantora francesa Nathalie Cardone. A música, composta por Carlos Puebla (1917-1989), cantor e compositor cubano, teve como fonte de inspiração a carta de despedida escrita por Che Guevara endereçada a Fidel Castro, no ano de 1965, quando, alinhado ao seu espírito revolucionário internacionalista, decidiu abandonar Cuba para lutar na África.
Esta, que se tornaria a canção de Puebla mais conhecida, foi gravada por grandes nomes da música internacional como Chico Buarque de Holanda e Buena Vista Social Club e rendeu à Nathalie Cardone, devido ao sucesso com a versão aqui apresentada, um disco de platina.
Embora o videoclipe seja apenas um subproduto da música, um instrumento de massificação, alguns são tão bem produzidos, ricos em elementos simbólicos, que despertam emoções tão profundas quanto às capturadas por nossos ouvidos quando apreciamos uma bela canção.
É o que veremos em “Hasta siempre”. O conjunto de suas imagens mostra mais do que uma homenagem ao lendário Che Guevara, despeja sobre os corações ressentidos da falência do projeto revolucionário que culminou com a morte do homem Che, a transcendência do ideal que marcou o século XX e dividiu o mundo após a II Guerra Mundial.
*Flaviene Vasconcelos é estudante de Ciências Sociais da UFC e militante do Coletivo de Cultura do PCdoB
15/06/2009, 08:12
"Se o presente é de luta, o futuro nos pertence".
Parabéns pelo blog, cada vez melhor!
18/06/2009, 19:20
Merecida homenagem a um grande herói!