Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Eleições 2010: mobilizar a juventude e organizar a UJS  

Veja as orientações da executiva estadual da UJS do Ceará para a militância neste periodo de campanha eleitoral.

A campanha eleitoral já está nas ruas. O intenso debate político e a mobilização da sociedade criam um ambiente favorável para o crescimento da União da Juventude Socialista. Com esse objetivo, além de garantir o voto para os candidatos que apoiamos, temos que estruturar e organizar a UJS, a partir do trabalho já realizado durante todo o 11º Congresso Estadual.

É fundamental elegemos os candidatos do campo popular e progressista, por isso estamos defendendo as candidaturas de Dilma para presidente e de Cid Gomes para o governo do Estado. E para derrotar o tucano Tasso Jereissati, vamos contribuir com a eleição de Pimentel e Eunício para o Senado Federal. Além dos candidatos as vagas para deputados estaduais e federais que estamos apoiando em cada cidade.

Não podemos deixar a velha direita voltar ao poder, assim vamos atuar nessas eleições com vistas a mobilizar a juventude para apoiar nossos candidatos. Mas ao mesmo tempo, temos que investir no fortalecimento da UJS.

Nesse sentido, as direções municipais têm que estar atentas para algumas orientações:


CAMPANHA ELEITORAL ENTRE A JUVENTUDE

Temos que fazer campanha nos espaços de convivência juvenil, prioritariamente onde nossa presença é mais forte. Isso significa que precisamos pedir voto no local em que atuamos diariamente e onde temos apoiadores. Por exemplo, em uma cidade em que atuamos mais nas escolas secundaristas, temos que fazer campanha nessas escolas.


DEBATER AS IDÉIAS DA UJS

Nesse momento de grande debate sobre os projetos dos candidatos, temos que apresentar nossas idéias com o objetivo de divulgá-las para sociedade e incorporá-las as plataformas de propostas dos candidatos. Temos que debater a meia macrorregional, a ampliação dos espaços para a prática de esporte e lazer, o acesso à universidade, entre outros temas.



APRESENTAR A UJS NA CAMPANHA ELEITORAL

A campanha eleitoral é a oportunidade de apresentarmos a UJS para os jovens da cidade. Temos que ter materiais gráficos (panfleto sobre o voto consciente, por exemplo) e bandeiras da UJS. Nos comícios e caminhadas, temos que estar presente de forma animada, puxando palavras de ordem, empunhando a bandeira da UJS e empolgando a juventude.


CAMPANHA DE FILIAÇÃO

É preciso dar continuidade ao processo de crescimento da UJS durante a campanha eleitoral. Por isso, temos que prosseguir com a campanha de filiação que se iniciou no 11º Congresso da UJS do Ceará.


REUNIÕES DA DIREÇÃO MUNICIPAL

Durante as eleições, temos que garantir as reuniões periódicas da Direção Municipal. Na pauta temos que debater as eleições com vistas a fortalecer a UJS na cidade.



PLENÁRIAS DE FILIADOS

Precisamos promover alguns encontros mais gerais com nossos filiados para debater as eleições e o papel da UJS. Esses encontros devem ser alegres e irreverentes e devem pautar os desafios da juventude perante a campanha eleitoral.


Fortaleza, 26 de julho de 2010




A executiva estadual da UJS do Ceará

Leia mais...

Chico Lopes e Lula Morais promovem encontro com Juventude  

Os candidatos à reeleição a deputado federal Chico Lopes e a deputado estadual Lula Morais, ambos do PCdoB, realizam nesta quarta-feira (28/07), a partir das 17h, plenária com os filiados da União da Juventude Socialista do Ceará (UJS/CE). O objetivo do encontro é debater e trocar ideias com os jovens sobre assuntos relativos à juventude, seus anseios e preocupações.

Para Flávio Vinícius, presidente estadual da UJS/CE, o encontro será de grande importância tanto para os jovens quanto para os candidatos. “Este primeiro encontro será um momento de troca de ideias. Vemos como uma oportunidade de Chico Lopes e Lula Morais apresentarem seus projetos e propostas voltadas para a juventude, assim como também iremos apresentar nossas sugestões para a campanha dos dois candidatos”, ratifica. Flávio Vinícius informa ainda que a intenção é, a partir deste encontro, criar núcleos de apoio às candidaturas de Chico Lopes e Lula Morais em escolas, universidades e bairros de Fortaleza e da Região Metropolitana.

Serviço

Encontro da Juventude com Chico Lopes e Lula Morais

Data: 28 de julho (quarta-feira)
Hora: A partir das 17h
Local: Comitê Chico Lopes (Av da Universidade – 2121 / Benfica)

De Fortaleza,
Carolina Campos


Fonte: http://www.vermelho.org.br

Leia mais...

Edital: Secult e MinC selecionam 21 Pontos de Leitura no Ceará  

O objetivo do edital Pontos de Leitura do Ceará é selecionar 21 iniciativas culturais do Ceará que trabalhem com estímulo e incentivo a leitura. As inscrições foram prorrogadas e seguem abertas até o dia 5 de agosto de 2010

O Governo do Estado, por intermédio de sua Secretaria da Cultura, e o Ministério da Cultura lançam o edital Pontos de Leitura do Ceará, parte do Programa Mais Cultura. O objetivo é selecionar 21 iniciativas culturais em atividade de fortalecimento, estímulo e incentivo a leitura, que contribuam para a democratização do acesso gratuito aos livros, gibis e outros suportes de leitura, e que envolvam a comunidade na gestão da iniciativa segundo suas próprias necessidades de informação e fruição cultural. As inscrições foram prorrogadas e seguem abertas até o dia 5 de agosto.

Cada iniciativa selecionada recebe um prêmio de R$ 20 mil, que deverá ser utilizado na aquisição de acervo (livros e demais publicações e materiais de leitura: revistas, gibis, CDs, DVDs, etc.); apoio às atividades sócio-culturais e educativas agregadas à leitura (rodas de leituras, oficinas de mediação de leitura e produção de textos, debates, exibição de filmes, etc.); aquisição de equipamentos e mobiliário de apoio e suporte as atividades voltadas ao atendimento do usuário (computador, impressora, TV, DVD, aparelho de som, estantes para livros, mesas e cadeiras, pufes, projetor, etc.); aquisição de materiais de guarda e/ou transporte de acervo e de apoio às atividades realizadas de forma itinerante (bicicletas, carrinhos, bolsas, malas, mochilas, etc.); e para investimento em reforma e instalações quando a iniciativa dispor de espaço físico para realizar suas atividades regularmente.

O edital é destinado a pessoas físicas e instituições da sociedade civil, sem fins lucrativos, com comprovada experiência e atuação, pelo menos há um ano, com propostas culturais, sociais ou educacionais relacionadas ao fortalecimento, estímulo e fomento da leitura no estado do Ceará.

Confira aqui o Edital Pontos de Leitura do Ceará

Fonte: Assessoria de imprensa da Secult

Leia mais...

Cineastas da favela criticam Cidade de Deus e Tropa  

Os diretores dos cinco episódios do filme 5x Favela, Agora por Nós Mesmos criticaram, em debate durante o festival de cinema de Paulínia, produções que tratam de favelas, como Cidade de Deus e Tropa de Elite.

Comandado por Cacá Diegues, 5x Favela, Agora por Nós Mesmos custou R$ 4 milhões e traz cinco curtas-metragens escritos, dirigidos e interpretados por moradores de comunidades carentes do Rio de Janeiro. Retoma uma ideia original de 1962, em que cinco cineastas de classe média do Rio, entre eles Diegues, mostraram a vida dos moradores de favelas no clássico Cinco Vezes Favela.

Os diretores dos curtas disseram que não se vêem representados nos filmes de Fernando Meirelles e José Padilha. Por isso, produziram episódios em que moradores de comunidades cariocas são apresentados em uma perspectiva positiva.

"Cidade de Deus é um filme que o cara de fora [da favela] viu os traficantes e fez um filme sobre isso. Tropa de Elite foi um cara de fora [da favela] que viu a polícia e fez um filme sobre isso. Agora [5x Favela, Agora por Nós Mesmos] é um filme com a nossa visão", disse Luciano Vidigal, de 32 anos, cineasta morador do morro do Vidigal, diretor do episódio Concerto para Violino, o mais violento, trágico e pretensioso do filme, em que policiais e traficantes se unem para recuperar armas roubadas por bandidos.

Mais jovem dos diretores de 5x Favela, a estudante Manaíra Carneiro, 22 anos, diferencia o longa de Cidade de Deus e de Tropa de Elite. "A temática de 5x Favela não é a favela. É um filme que se passa na favela, mas acima de tudo um filme sobre solidariedade, esperança e ética, sobre pessoas que vivem em situações limite. Cidade de Deus é um filme de época, maniqueísta", afirmou.

Manaíra é codiretora de Fonte de Renda, o primeiro episódio, sobre um rapaz da favela que se vê forçado a vender drogas para os "playboys" da faculdade de direito em que estuda, para poder comprar livros. O jovem reluta muito em entrar para o crime e sai dele assim que consegue um emprego. E tem um final feliz, não é punido por se envolver com o tráfico, como provavelmente ocorreria se a história tivesse saído da cabeça de alguém de fora da favela.

O final feliz, à exceção de Concerto para Violino, marca todos os episódios. Segundo os diretores, isso foi proposital. Os cinco curtas foram escolhidos entre dezenas de argumentos desenvolvidos pelos jovens das comunidades em oficinas preparatórias para o filme.

"No processo de escolha dos argumentos, foi nítida essa necessidade de fazer um retrato positivo da favela", contou Cacau Amaral, 37, morador de Duque de Caxias, na periferia do Grande Rio, um dos diretores do programa Espelho, de Lázaro Ramos, no Canal Brasil.

Amaral, assina, em parceria com Rodrigo Felha, o episódio Arroz com Feijão, um dos mais divertidos, apesar da situação trágica. No curta, dois meninos lavam carro e catam cocô de cavalo para conseguir dinheiro e comprar uma galinha para que a mãe de um deles sirva um jantar digno para o pai, no dia do aniversário dele. Em uma das cenas mais "ideológicas" de todo o filme, os dois garotos são roubados por alunos do colégio mais elitista do Rio de Janeiro.

"Essa ideia da positividade foi de todo mundo. Tem desgraça na favela, mas decidimos mostrar a desgraça com humor. Pobre ri pra caramba, não só chora", disse Manaíra.

5x Favela, Agora por Nós Mesmos estreia nos cinemas de São Paulo e Rio em 27 de agosto.

Fonte: http://www.vermelho.org.br

Leia mais...

Pesquisa O Povo/Datafolha aponta intenção de votos no Ceará  

O Jornal O Povo divulga nesta segunda-feira (19/07) a primeira pesquisa após a oficialização das candidaturas ao Governo do Ceará. Os números mostram o governador Cid Gomes (PSB) liderando a disputa com 47% das intenções de voto, seguido pelo ex-governador Lúcio Alcântara (PR), que atinge 26% das preferências. O candidato tucano Marcos Cals, apoiado pelo cacique tucano Tasso Jereissati, surge apenas em terceiro na intenção de votos com minguados 7%.

Gonzaga do PSTU tem 2% e Soraya Tupinambá, do PSOL, atinge 1%. Marcelo Silva (PV) e Nati (PCB) foram citados mas não atingiram 1% das menções. Os que votariam em branco ou anulariam o voto ao governo, caso a eleição fosse hoje, totalizam 4%. 13% dos entrevistados não souberam escolher nenhum dos nomes apresentados.

De acordo com a pesquisa O Povo/Datafolha, o Cid Gomes teria condições de vencer a disputa ainda no primeiro turno, pois aparece com índice maior que a soma dos demais adversários. A margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa ouviu 912 eleitores, com 16 anos ou mais, de 40 municípios do Ceará, entre os dias 14 e 15 de julho, e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE) com o número 35709/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 19264/2010.

De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações do jornal O Povo)

Leia mais...

Desempenho de cotistas fica acima da média  

Estudos realizados pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pela Universidade de Campinas (Unicamp) mostraram que o desempenho médio dos alunos que entraram na faculdade graças ao sistema de cotas é superior ao resultado alcançado pelos demais estudantes.

Estudos realizados pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pela Universidade de Campinas (Unicamp) mostraram que o desempenho médio dos alunos que entraram na faculdade graças ao sistema de cotas é superior ao resultado alcançado pelos demais estudantes.

O primeiro levantamento sobre o tema, feito na Uerj em 2003, indicou que 49% dos cotistas foram aprovados em todas as disciplinas no primeiro semestre do ano, contra 47% dos estudantes que ingressaram pelo sistema regular.

No início de 2010, a universidade divulgou novo estudo, que constatou que, desde que foram instituídas as cotas, o índice de reprovações e a taxa de evasão totais permaneceram menores entre os beneficiados por políticas afirmativas.

A Unicamp, ao avaliar o desempenho dos alunos no ano de 2005, constatou que a média dos cotistas foi melhor que a dos demais colegas em 31 dos 56 cursos. Entre os cursos que os cotistas se destacaram estava o de Medicina, um dos mais concorridos - a média dos que vieram de escola pública ficou em 7,9; a dos demais foi de 7,6.

A mesma comparação, feita um ano depois, aumentou a vantagem: os egressos de escolas pública tiveram média melhor em 34 cursos. A principal dificuldade do grupo estava em disciplinas que envolvem matemática.

Fonte: O Estado de S.Paulo.

Leia mais...

UJS de Fortaleza debate organização nas eleições  

A direção municipal da UJS/ Fortaleza, realizou um planejamento estratégico para o semestre que se inicia. O encontro aconteceu no último final de semana, em Aquiraz e contou com a presença dos membros da entidade.


O principal assunto foi em torno do tema " Eleições 2010, onde fica a UJS?", sendo definida a participação da juventude socialista da capital nas campanhas eleitorais, centralizando o apoio nas candidaturas federais de Chico Lopes e João Ananias e prioritariamente para deputado estadual, Lula Morais.


Ainda sobre as eleições, a UJS/Fortaleza reforçou a importância de fortalecer os núcleos e continuar a campanha pelo voto consciente, intensificando as plenárias e eventos culturais. Para Sarah Cavalcante, diretora de comunicação da entidade, esse é o momento da juventude fazer diferente e a UJS com projeto ousado, cumprirá o papel de elaborar e executar ações para envolver os jovens da cidade, "a juventude de Fortaleza está empolgada em contribuir com as propostas. Ocupamos as ruas e também um espaço importante nas discussões, com esse planejamento vamos reforçar ainda mais a nossa capacidade de intervenção e de diversas maneiras," destacou.



Diretoria de Comunicação da UJS/ Ceará

Leia mais...

Animação e debate: AnimaMundi 2010 acontece agora em julho  

O 17° Festival Internacional de Animação do Brasil - hoje, um dos três maiores eventos do setor no mundo - começa no dia 16 a 25 de julho no Rio de Janeiro e de 28 de julho a 1° de agosto em São Paulo

O festival completa 18 anos comemorando a expansão do mercado brasileiro de animação. Este ano, foram mais de 300 inscrições de filmes brasileiros.


Para esta edição, os diretores receberam mais de 1500 inscrições e selecionaram 452 filmes de vários países, como França, Alemanha, Austrália, Israel, Polônia, Argentina, Taiwan, Letônia, Coréia do Sul, Finlândia, Rússia, Singapura e China, além da estreante República da Macedônia.

Na última segunda-feira, 12 de julho, na Praça do Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, aconteceu a cerimônia de abertura do evento, ao qual compareceu o secretário do Audiovisual, Newton Cannito, representando o Ministério da Cultura.

Responsável direto por toda esta revolução na área, o Anima Mundi - criado em 1993 pelos animadores Aída Queiroz, Cesar Coelho, Lea Zagury e Marcos Magalhães - deixou de ser apenas uma vitrine de exibição de curtas e longas-metragens para se tornar uma plataforma de difusão, debate e fomento ao setor no país.

Um dos três maiores eventos de animação do mundo e o maior do hemisfério sul, o Anima Mundi já exibiu 5.927 filmes e levou quase um milhão de espectadores às salas de cinema, oficinas, debates e workshops que promoveu. O evento tem apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da Petrobras.

Informações e a programação completa no site: www.animamundi.com.br.
Produções anteriores do AnimaMundi no Porta Curtas: http://www.portacurtas.com.br/index.asp

Ministério da Cultura

Leia mais...

Senado argentino aprova o casamento gay  

Para Denílson Júnior, diretor do LGBT da UNE a conquista deste direito significa um
avanço que deve ser repetido em outros países.


A Argentina se tornou na madrugada desta quinta-feira o primeiro país latino-americano a autorizar o casamento homossexual, após um acalorado debate que durou quase 15 horas no Senado e refletiu a profunda divisão política e social que vive o país. O projeto de lei impulsionado pelo governo de Cristina Fernández Kirchner foi aprovado por 33 senadores, com 27 votos contra e três abstenções, em sessão classificada como "histórica" pela imprensa local.
Durante a votação, milhares de pessoas se manifestaram em frente ao Congresso a favor e contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Em mais de seis horas de debate na Câmara Alta, dezenas de senadores expuseram suas opiniões sobre o projeto de lei impulsionado pelo governo para legalizar a união homossexual.

Cartazes gigantescos com palavras de ordem como "Só homem e mulher" ou "Eu quero um papai e uma mamãe" estavam nas mãos de grupos contrários ao casamento homossexual, que carregam imagens religiosas e rezavam com terço na mão para pedir a rejeição da proposta governamental. Ao lado, grupos de defesa dos direitos humanos e coletivos homossexuais reivindicam o casamento entre pessoas do mesmo sexo com palavras como "Tirem a batina" e "Tirem seus rosários de nossos ovários", apoiados por organizações governistas.

A lei "representaria o reconhecimento de todos os direitos que implica o casamento e também o acesso à igualdade perante a lei, que é uma ferramenta indispensável para conseguir a igualdade social", sustentou a titular da Federação de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais da Argentina (FALGBT), María Rachid.

Já Jorge Vertín, um dos manifestantes contra o casamento homossexual, está convencido de que "é um pensamento universal que só um homem e uma mulher podem casar. O casamento entre pessoas do mesmo sexo se trata de uma conduta desviada e que perverte a ordem natural", afirma.
Comentários semelhantes foram ouvidos no Senado argentino, como o da senadora Sonia Escudero que, apesar de governista, rejeita o casamento homossexual por considerar que "a relação homem-mulher é fértil, a relação homossexual é estéril, e como é diferente é preciso dar-lhe uma regulação diferente".

No extremo oposto, Luis Juez, da opositora Frente Cívica, optou por apoiar ao governo porque, embora se apresente como "cristão", entende que "nem na Bíblia há um parágrafo onde Cristo fosse contra os homossexuais" e aposta por centrar o debate na modificação do código civil, "uma instituição laica, em um país laico". O também opositor Arturo Vera, no entanto, diz não aceitar que "a união de heterossexuais e a de homossexuais seja a mesma coisa".Apenas quatro cidades argentinas admitiam a união civil entre pessoas do mesmo sexo. Desde dezembro, pelo menos oito casais homossexuais se casaram no país mediante recursos
judiciais, mas alguns enlaces foram posteriormente cancelados.

A Lei de União Civil da cidade de Buenos Aires, aprovada no final de 2002, foi o primeiro antecedente no país e o primeiro reconhecimento dos casais homossexuais na América Latina.

No mundo
A Argentina não é o único país que aprova a união gay. Outras 9 nações, a maioria européia, já incluíram em suas legislações este direito para a população. São elas: Portugal, Espanha, Holanda, Bélgica, Suécia, Noruega, Canadá, África do Sul e Islândia. Este último sendo o único país a ter um chefe de Estado, a premiê social-democrata Johanna Sigurdadottir, assumidamente homossexual.

Porém, a homofobia ainda existe e cerca de 80 países consideram o homossexualismo um ato “imoral e criminoso”. As penalidades para o relacionamento de pessoas do mesmo sexo variam entre execução de trabalhos considerados pesados, multas, prisões (que em alguns lugares atingem a perpétua) e em outros mais radicais a pena de morte. É o caso do Irã, Mauritânia, na Arábia Saudita, no Sudão, no Iêmen e em determinadas regiões da Nigéria e da Somália - todos eles países onde a religião predominante é muçulmana.

Na Guiana, país fronteira com o norte do Brasil, o homem homossexual pode receber a pena de prisão perpétua. Já para a união de mulheres não há qualquer sanção.

No Brasil
No Brasil, a homossexualidade é legal desde 1831, ou seja, somos o primeiro país da América do Sul a não condenar legalmente atos homossexuais, seguido por Paraguai (1880) e Argentina (1887), além de possuir proibição constitucional contra a discriminação com base na orientação sexual.

Em algumas cidades do país como o Rio Grande do Sul, os casais do mesmo sexo têm parte dos direitos decorrentes do casamento e em São Paulo a adoção conjunta por casais homossexuais é legal. Conquistas essas alcançadas através de grupos que discutem e defendem os direitos. A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) promoveu uma campanha contra a homofobia, chamando a atenção para Projetos de Leis favoráveis à causa que ainda tramitam no Congresso Nacional, como a legalização do casamento homossexual.

Em entrevista para o EstudanteNet, Denílson Júnior, diretor do LGBT da UNE, acredita que o direito conquistado pela Argentina, nosso país vizinho, é uma vitória para todos nós. “Parabenizamos as entidades do movimento LGBT da Argentina. Esperamos que o Brasil avance nessa questão e outros países também que ainda adotam a pena de morte para homossexuais. Gostaríamos que a medida sensibilizasse nossos governantes para que a lei seja aprovada aqui”.

Da Redação e Terra

Leia mais...

ECA faz 20 anos, comemora conquistas e encara desafios  

Uma semana depois de aprovada a PEC da Juventude, o Brasil comemora nesse 13 de julho os 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, documento constitucional que assegura, desde 1990, os direitos dos jovens.

A partir do Estatuto, passou-se a enxergar a juventude como um pilar social importante, cujos problemas deveriam ser resolvidos a partir de políticas públicas de integração que abrangessem serviços básicos. Educação, cultura, saúde, alimentação, convívio familiar e inserção responsável no mercado de trabalho foram os principais focos da regulamentação, que tirou do Estado o papel simplista de repressor e determinou que ele fornecesse condições mínimas e obrigatórias para um desenvolvimento digno de crianças e adolescentes.

Ainda que os avanços conquistados nessas duas décadas tenham sido importantes, eles permanecem aquém do necessário. Mesmo com programas de inclusão ganhando robustez principalmente durante o governo Lula, a realidade nas periferias das grandes cidades e no interior do país ainda mostra que há inúmeros desafios para o pleno funcionamento do Estatuto.

Para fazer um balanço de realizações e determinar novas propostas de políticas públicas, a Câmara dos Deputados promove nos dias 13 e 14 de julho o seminário “Os 20 Anos do ECA e as Políticas Públicas: Conquistas e Desafios”. Durante o evento, serão tratados assuntos como os retrocessos que a diminuição da maioridade penal pode trazer ao ECA e a contradição que é a existência de uma boa legislação ao lado de índices altos de violência contra a criança.

Fonte: http://www.ujs.org.br/site/portal/

Leia mais...

Pesquisa da SEDH: Jovens vítimas de homícidio em Fortaleza  


Uma pesquisa realizada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), classificou Fortaleza como a oitava capital com jovens vítimas de homícidio. É possível identificar o esforço na construção de políticas públicas para o segmento, mas ainda caminha lentamente. E além de enfrentar as adversidades, ainda é assistido com frenquência  os discursos da "bancada da bala", que nessa época corre atrás de votos e ao se eleger, se empenha para construir mais cadeias para a juventude.

O tema sobre a redução da maioridade penal,  de vez em quando retorna nos discursos inflamados no plenário da Assembléia Legislativa, e isso o eleitor deve levar em consideração e reconhecer os discursos sensacionalistas e fora da realidade. 

Os indices da SEDH não são animadores, apontando um número de 165 jovens assassinados em 2009 e 113 em 2010, na capital cearense, mostrando o desafio do caminho a ser percorrido, onde se deve consolidar as políticas públicas aprovadas em cada momento de participação popular, sendo necessária uma ocupação no parlamento de pessoas comprometidas, para que as medidas  propostas sejam efetivadas. O empenho está em garantir as vozes que estão de braços dados com a juventude, construindo alternativas e oportunidades para a população juvenil.


Diretoria de Comunicação da UJS/Ceará

Leia mais...

Centrais sindicais dizem que Serra é mentiroso  

Serra: impostura e golpe contra os trabalhadores

O candidato José Serra (PSDB) tem se apresentado como um benemérito dos trabalhadores, divulgando inclusive que é o responsável pela criação do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) e por tirar do papel o Seguro-Desemprego. Não fez nenhuma coisa, nem outra. Aliás, tanto no Congresso Nacional quanto no governo, sua marca registrada foi atuar contra os trabalhadores. A mentira tem perna curta e os fatos desmascaram o tucano.

A verdade

Seguro-Desemprego - Foi criado pelo decreto presidencial nº 2.284, de 10 de março de 1986, assinado pelo então presidente José Sarney. Sua regulamentação ocorreu em 30 de abril daquele ano, através do decreto nº 92.608, passando a ser concedido imediatamente aos trabalhadores.

FAT – Foi criado pelo Projeto de Lei nº 991, de 1988, de autoria do deputado Jorge Uequed (PMDB-RS). Um ano depois Serra apresentou um projeto sobre o FAT (nº 2.250/1989), que foi considerado prejudicado pelo plenário da Câmara dos Deputados, na sessão de 13 de dezembro de 1989, uma vez que o projeto de Jorge Uequed já havia sido aprovado.

Assembleia Nacional Constituinte (1987/1988) - José Serra votou contra os trabalhadores:

a) Serra não votou pela redução da jornada de trabalho para 40 horas;
b) não votou pela garantia de aumento real do salário mínimo;
c) não votou pelo abono de férias de 1/3 do salário;
d) não votou para garantir 30 dias de aviso prévio;
e) não votou pelo aviso prévio proporcional;
f) não votou pela estabilidade do dirigente sindical;
g) não votou pelo direito de greve;
h) não votou pela licença paternidade;
i) não votou pela nacionalização das reservas minerais.

Por isso, o Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), órgão de assessoria dos trabalhadores, deu nota 3,75 para o desempenho de Serra na Constituinte.

Revisão Constitucional (1994) - Serra apresentou a proposta nº 16.643, para permitir a proliferação de vários sindicatos por empresa, cabendo ao patrão decidir com qual sindicato pretendia negociar. Ainda por essa proposta, os sindicatos deixariam de ser das categorias, mas apenas dos seus representados. O objetivo era óbvio: dividir e enfraquecer os trabalhadores e propiciar o lucro fácil das empresas. Os trabalhadores enfrentaram e derrotaram os ataques de Serra contra a sua organização, garantindo a manutenção de seus direitos previstos no artigo 8º da Constituição.

É por essas e outras que Serra, enquanto governador de São Paulo, reprimiu a borrachadas e gás lacrimogênio os professores que estavam reivindicando melhores salários; jogou a tropa de choque contra a manifestação de policiais civis que reivindicavam aumento de salário, o menor salário do Brasil na categoria; arrochou o salário de todos os servidores públicos do Estado de São Paulo.

As Centrais Sindicais brasileiras estão unidas em torno de programa de desenvolvimento nacional aprovado na Conferência Nacional da Classe Trabalhadora, em 1º de junho, com mais de 25 mil lideranças sindicais, contra o retrocesso e para garantir a continuidade do projeto que possibilitou o aumento real de 54% do salário mínimo nos últimos sete anos, a geração de 12 milhões de novos empregos com carteira assinada, que acabou com as privatizações, que descobriu o pré-sal e tirou mais de 30 milhões de brasileiros da rua da amargura.

Antonio Neto – presidente da CGTB
Wagner Gomes – presidente da CTB
Artur Henrique – presidente da CUT
Miguel Torres – presidente da Força Sindical
Jose Calixto Ramos – presidente da Nova Central

Foto: Vivi Zanatta/Agência Estado

Leia mais...

Vitória da juventude: Tasso correu da briga e a Unilab é nossa  

Diante da pressão da juventude cearense, Tasso Jereissati recuou e apresentou novo relatório que garante a implantação integral da Universidade Federal Luso-Afro-Brasileira (UNILAB) em Redenção, Ceará. A reação juvenil foi fundamental para impedir a traição do senador tucano que, em seu relatório anterior na Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado Federal, aceitou todas as emendas que remanejavam parte da estrutura da universidade para o estado da Bahia e atrasava a aprovação da matéria.


Onde está o coronel todo poderoso que antes passava por cima de todos para concretizar seus objetivos? Prevendo uma repercussão negativa durante as eleições, voltou atrás e apresentou o relatório original. Mérito da juventude que através da Internet denunciou a traição do tucano e mobilizou a opinião pública cearense. Já os grandes jornais se calaram e agora tentam vendem a idéia de que o relatório que ele (Tasso) apresentou anteriormente é o mesmo que foi aprovado no último dia 07 de julho.

Não é novidade o descaso do tucano com a educação. Quando era governador, seu maior projeto na área foi o Telensino, um verdadeiro desastre. Recentemente, votou contra a aprovação da proposta que garante 50% do pré-sal para educação, emenda do senador Inácio Arruda (PCdoB/CE) e reivindicação dos estudantes através das suas entidades gerais (UNE, UBES e ANPG).

A União da Juventude Socialista do Ceará (UJS/CE) foi a primeira entidade juvenil a denunciar a traição do senador do PSDB e agora comemora a grande vitória do povo cearense. A construção da Unilab em Redenção é um ato de imensa importância para o estado do Ceará.

Flávio Vinícius
Presidente da União da Juventude Socialista do Ceará

Leia mais...

PEC, cibermiltância e o dia 7 de julho. Leia o artigo "A juventude, enfim, é parte da Constituição Brasileira!"  

O texto abaixo chegou ao e-mail do EstudanteNet às 23h29 desta quarta-feira. O dia ainda era o 7 de julho, data que já entra para a história brasileira por marcar uma das principais conquistas para os jovens de todo o país

As linhas que desenham esse artigo, concebido no calor da comemoração pela aprovação da PEC da Juventude, foram rabiscadas por três importantes personagens desta vitória. Figuras que na verdade representam as várias mãos dos mais de 50 milhões de jovens que estão agora inseridos no capítulo dos Direitos e Garantias Fundamentais da Constituição Federal. Uma parcela imensa da população que definirá a cara do desenvolvimento nacional nas próximas décadas. Via twitter, corpo a corpo ou no grito, uma geração que sonha alto com um Brasil maior.

“Foi esse lastro social contemporâneo que extravasou nos blogs, nos portais e na massiva campanha que ganhou o Twitter. Foi essa voz que se fez ouvir na Tribuna de Honra e nas galerias do Senado, é essa a razão da vitória que só anima a mocidade brasileira na luta por mais direitos, pela construção de um novo projeto nacional de desenvolvimento em que possamos ver, como diz a canção que não dá pra esquecer 'os meninos e o povo no poder eu quero ver'”, fala o texto a seguir.

Leia abaixo a íntegra do artigo assinado pelo presidente do Conjuve, Danilo Moreira; o presidente da UNE, Augusto Chagas; e o Secretário Nacional da Juventude Trabalhadora da CTB, Paulo Vinícius.

A juventude, enfim, é parte da Constituição Brasileira!


O dia 07 de julho marca uma nova página na história brasileira. Se há 22 anos os jovens deste país conquistaram o voto aos 16 anos, nessa data a juventude brasileira se inseriu como sujeito de direitos na Constituição da República Federativa do Brasil.

A aprovação da PEC 42/2008 no Senado Federal em duas votações unânimes ilustra a envergadura que ganhou a representação política da juventude brasileira no governo Lula, assim como o reconhecimento de todas as forças políticas da importância e da necessidade de considerar a juventude como sujeito de políticas públicas de Estado.

Doravante, não estará sujeita a política pública de juventude aos ditames deste ou daquele(a) gestor(a). Com a aprovação da PEC, abrem-se largas avenidas para a consecução de um Plano Decenal e de um Estatuto da Juventude. Entra na ordem do dia a realização da II Conferência Nacional da Juventude no primeiro semestre de 2011, assim como a consolidação dos órgãos gestores que tratem das questões relacionadas à juventude.

E não é a toa. Estudos demográficos apontam para um dado relevante. Essa geração comporá uma parcela imensa da população economicamente ativa que será a maior e definirá a face do desenvolvimento nacional nas próximas décadas. Quando a Câmara e o Senado aprovam a PEC da Juventude, abrem caminho à definição de políticas públicas perenes num setor que decidirá efetivamente qual o novo Brasil que teremos.

Assegurando direitos à juventude e superando a omissão do texto constitucional, o Congresso abriu larga avenida à consolidação de direitos que só se insinuaram nesses oito anos de mudanças e continuidades. Direitos que se refletirão sobre o conjunto da população brasileira.

Assim, o parlamento respondeu ativamente à pressão feita pelo Conselho Nacional de Juventude, que reúne um retrato fiel e qualificado da juventude nacional. Esse coletivo mobilizou a Câmara e o Senado, mas a sua representação fez muito mais, numa trilha que uniu governo e oposição e acabou por afirmar políticas públicas como o PROUNI, o PROJOVEM, os Pontos de Cultura e o Segundo Tempo, além da expansão da educação superior e profissional. Ressaltou sucessão geracional no movimento sindical e no campo, construiu políticas de assistência estudantil enfatizou a importância das mulheres, dos negros e indígenas, dos trabalhadores e estudantes, das pessoas com deficiência, da cultura, da juventude que luta nas periferias.

É essa a moçada que propõe um Pacto da Juventude ao debate das eleições de 2010 e que compõe um bonito mosaico de movimentos sociais - como a UNE, a UBES, a CTB, a UGT e a CUT -, as juventude políticas, as ONGs, todos os tipos de movimentos.

Foi esse lastro social contemporâneo que extravasou nos blogs, nos portais e na massiva campanha que ganhou o Twitter. Foi essa voz que se fez ouvir na Tribuna de Honra e nas galerias do Senado, é essa a razão da vitória que só anima a mocidade brasileira na luta por mais direitos, pela construção de um novo projeto nacional de desenvolvimento em que possamos ver, como diz a canção que não dá pra esquecer "os meninos e o povo no poder eu quero ver".

Danilo Moreira - Presidente do Conselho Nacional de Juventude
Augusto Chagas - Presidente da União Nacional dos Estudantes
Paulo Vinícius - Secretário Nacional de Juventude Trabalhadora da CTB


Fonte: http://www.une.org.br/

Leia mais...

Esportes radicais de luto: Morre o skatista Charles Reginaldo  

Faleceu na noite desta quarta-feira (07/07), em Barbalha, região do Cariri do Ceará, o skatista profissional cearense Charles Reginaldo. Presidente da Federação Cearense de Skate, Charles era um dos principais incentivadores do skate no país.

Filiado ao PCdoB desde 2008, Charles era um dos grandes nomes do esporte. Um dos poucos skatistas profissionais do Estado, era um dos responsáveis pela expansão do Skate no Ceará. “Ele estava prestando assessoria ao Governo na construção de pistas por todo o Estado, por isso viajava tanto pelo interior”, contou Tiago Rocha, skatista e amigo.

Amiga de Charles há mais de dez anos, a assessora parlamentar Andrea Oliveira também destaca a força do skatista. “Grande parte do crescimento do esporte no Ceará é por causa do empenho dele. Todos estamos muito abalados com sua partida”, lamenta. Andrea ressalta que Charles era uma pessoa muito querida e respeitada por todos. “Sempre muito ativo, era ele quem organizava a maioria dos circuitos daqui. Era sem dúvidas, um dos maiores incentivadores do skate brasileiro e batalhou muito pelo esporte no Ceará.”.

Charles Reginaldo fazia parte do Coletivo de Esportes do PCdoB. Em 2008 chegou a ser cotado para concorrer ao cargo de Vereador em Fortaleza, mas acabou apoiando Preto Rap, liderança do hip-hop local. “Queremos prestar uma homenagem a ele e já estamos avaliando a possibilidade de colocar seu nome no nosso Coletivo de Esportes”, considera Andrea.

Nos últimos anos, o PCdoB cearense tem recebido a filiação de grandes destaques no esporte. Além de Charles Reginaldo, recentemente o também skatista Og e o surfista Fera passaram a compor os quadros do partido comunista.

O velório de Charles Reginaldo será hoje (08/07) na Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, no Mucuripe (Av. Abolição, 3929) e o sepultamento está marcado para as 19h no Cemitério Memorial Fortaleza, localizado próximo ao Anel Viário (Avenida Paulo Afonso, 1191 – Maracanaú). Charles Reginaldo tinha 36 anos e era pai de uma menina.

De Fortaleza, Carolina Campos para o Portal Vermelho

Leia mais...

Contagem regressiva para o 11º ENET - Malas prontas e pé na estrada!  

Estudantes de escolas técnicas de todo o país se preparam para o encontro, de 25 a 27, em Natal. Antes de embarcar, saiba o que não pode faltar na sua mochila


Já estamos às vésperas do evento mais importante do ano para os estudantes de escolas técnicas de todo país: o 11º Encontro Nacional de Escolas Técnicas (ENET), entre os dias 25 e 27 de julho, em Natal, capital do Rio Grande do Norte.

Mesmo nessa época do ano em que as temperaturas são baixas na maioria dos estados, a região nordestina destoa pelo seu clima quente na maior parte do ano. Com isso, ficar alguns dias fora de casa requer uma boa organização na mochila para não errar na bagagem.

Como o ENET irá reunir estudantes de escolas técnicas de todos os cantos do Brasil, o EstudanteNet reuniu alguns itens indispensáveis na mochila para enfrentar os três dias de encontro participando de todas as discussões, e o melhor, sem sofrimento.

- Um calçado confortável é fundamental


Durante os três dias de intensos debates, conforto na locomoção é fundamental. Por isso, chinelos e tênis são imprescindíveis.

- Proteja-se contra o sol


A temperatura média anual da região nordeste, mais precisamente em Natal, é de 30 graus. Portanto, algumas atitudes preventivas contra os raios ultravioletas são essenciais. Utilizar boné, óculos de sol e protetor solar são uma boa pedida.

- Não esqueça da barraca e do colchão!
Todos os participantes do 11º ENET ficarão alojados em escolas no entorno do Instituto Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN). Leve sua barraca e um colchão para se acomodar.

- Itens de higiene pessoal

Itens de higiene pessoal são super importantes quando estamos fora de casa. Então, separe um espaço para guardar coisas como pasta e escova de dente, sabonete, desodorante e pente de cabelo.

Em breve obtenha mais novidades sobre o 11º ENET no EstudanteNet e boa viagem!

Serviço:
O quê? 11º ENET – Encontro Nacional das Escolas Técnicas
Quando? Dias 25, 26 e 27 de julho de 2010
Onde? CEFET – RN: Avenida Senador Salgado Filho, 1559, Tirol – Natal
Inscrição? A taxa de inscrição é de R$ 20,00. Baixe aqui o formulário de inscrição

Da Redação


Siga a UBES no twitter: @_ubes
Siga o presidente da UBES o twitter: @yannubes

Leia mais...

Prouni: Universitária representa Ceará em encontro nacional  

Nascida em Juazeiro do Norte, Cícera Carizia Gonçalo dos Santos Galdino foi uma das cinco universitárias da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (FMJ) convidadas a participar do seminário nacional "Perspectivas profissionais na área da saúde". Carizia é uma das primeiras alunas do Estado do Ceará aprovadas no Programa Universidade para Todos (Prouni).

Realizado em Brasília nos dias 30/06 e 01/07, o evento reuniu estudantes da primeira turma de Medicina do Prouni, onde foram debatidas as perspectivas da profissão com enfoque aos novos cursos de Medicina da Família e Comunidade.

Além de Carizia, mais quatro estudantes da FMJ foram ao encontro. Durante os dois dias de debates, o ponto alto foi a palestra do Presidente Lula. Também estiveram presentes representantes da Fundação Oswaldo Cruz, dos Ministérios da Saúde e da Educação.

A acadêmica de Medicina exalta o Prouni. “Sempre que falo sobre esta chance, fico emocionada. Já tinha sido aprovada em outros cursos, mas Medicina era meu sonho. Além disso, pude permanecer na casa de meus pais que não teriam condições de bancar meu curso. Agradeço muito ao Presidente Lula por ter dado a mim e a milhares de estudantes esta oportunidade”, afirma Carizia.

Carizia atualmente tem 25 anos e termina a faculdade no meio do ano que vem. Ela ainda não decidiu a especialidade que irá seguir. “Devo continuar na Medicina da Família e Comunidade. O seminário me deu um grande incentivo pois já estava interessada nesta área. Além disso, conheço bem a realidade daqui e a minha intenção é permanecer em Juazeiro do Norte e ajudar minha comunidade”, avalia.

O encontro com o Presidente Lula foi outra emoção. Segundo a futura médica, Lula foi muito simpático. Perguntou de onde ela era e fez até uma brincadeira. “Quer dizer que você é a representante do Padre Cícero no encontro? Deve ser Cícera também”, supôs. Durante o breve momento em que esteve com Lula, Carizia disse que era filiada ao PCdoB no Ceará. “Foi quando ele pediu que eu repassasse a todos os comunistas daqui um forte abraço”, transmite.

Prouni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior.

Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais (50%) a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;

- Ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

- Ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada;

- Ser pessoa com deficiência;

- Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e que estejam concorrendo a bolsas nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos não é considerado o critério de renda.

De Fortaleza,
Carolina Campos

Leia mais...

Moradores gritam por Dilma durante caminhada de Serra em Curitiba  

Começou atrapalhada a campanha do tucano José Serra, em Curitiba, quando no início desta tarde realizou uma caminhada na tradicional Rua XV de Novembro, a Rua da Flores, ao lado de Beto Richa, que disputará o governo do estado.

Sem as presenças do prefeito Luciano Ducci (PSB) e do senador Alvaro Dias (PSDB), cerca de 500 servidores comissionados da prefeitura participaram da caminhada que deu a largada oficial de Beto e Serra.

A passagem de Serra pela capital paranaense foi marcada pelo constrangimento. Quando foi chamado a usar o microfone, na Boca Maldita, ponto de encontro da política curitibana, moradores dos prédios do entorno gritavam “Dilma! Dilma! Dilma!”.

A equipe tucana teve que amparar Serra até um estacionamento nas proximidades do local.

#ByebyeSerra2010

Leia mais...

Senado pode votar PEC da Juventude nesta terça ou quarta-feira  

As lideranças do governo e da oposição no Senado se comprometeram a votar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 042/2008) nesta terça ou quarta-feira (6 ou 7 de julho). A Proposta, conhecida como PEC da Juventude, insere o termo jovem no capítulo dos Direitos e Garantias Fundamentais da Constituição Federal, garantindo-lhes o acesso a direitos que já são constitucionalmente assegurados às crianças, adolescentes e idosos.

A Proposta, que tramita no Congresso Nacional desde 2003, foi aprovada com unanimidade na Câmara dos Deputados. Segundo o presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Danilo Moreira, sua aprovação pelo Senado é determinante para consolidar as políticas públicas de juventude na agenda nacional, assegurando a melhoria da qualidade de vida de 50 milhões de brasileiros e brasileiras com idade entre 15 e 29 anos. "A PEC dá segurança jurídica ao tema, permitindo o avanço das políticas juvenis, além de indicar a necessidade de um Plano Nacional de Juventude, estabelecendo metas a serem cumpridas pela União, em parceria com estados e municípios e organizações juvenis nos próximos dez anos". O plano deve conter ações nas áreas de cultura, saúde, esporte, cidadania, trabalho, inclusão digital e educação, deflagrando, segundo o presidente do Conjuve, um processo contínuo e articulado de investimentos em juventude.

Danilo Moreira explica que seria muito importante a aprovação da PEC também pelo caráter simbólico, já que 2010 foi apontado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Juventude. Na sua opinião, o reconhecimento deste segmento na Constituição Federal seria um sinal para o mundo que o Brasil realmente aposta no presente e investe no futuro.

Fonte: Secretaria Nacional

Leia mais...