Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Eliana Gomes repercute entrega de cargos do PCdoB na Prefeitura  

A vereadora Eliana Gomes (PCdoB) destacou nesta quarta-feira, 28, a posição do PCdoB de entregar cargos ocupados por seus filiados na gestão municipal. O partido pretende apresentar candidato na disputa majoritária em Fortaleza.

Segundo a vereadora, Evaldo Lima deixou o cargo de Secretário do Esporte e Lazer. João Ricardo, Secretário do Procon Fortaleza, optou por permanecer no cargo e, em consequência, decidiu desfiliar-se do PCdoB.

“Nosso partido é claro, temos rumo e decisão política. Vamos continuar nossa trajetória”, afirmou Eliana. Ela aproveitou o pronunciamento para reconhecer o bom trabalho feito pelos Secretários em benefício de Fortaleza. “Uma aliança não se resume a cargos, passa por articulações maiores”, pontuou.

Em aparte, Guilherme Sampaio, líder do PT na Câmara, elogiou a posição coerente de Eliana e do PCdoB, legenda que, para ele, tem legitimidade para apresentar candidato à sucessão municipal. “Nosso sentimento é de respeito e reconhecimento ao PCdoB e a Vossa Excelência.”

Fonte: Câmara de Fortaleza

Sessão Solene: Assembleia Legislativa homenageia 90 anos do PCdoB  

Como parte da programação alusiva aos 90 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realiza nesta quinta-feira (29), a partir das 19 horas, Sessão Solene em homenagem ao PCdoB.



A iniciativa é do deputado estadual Dr. Pierre, que considera esta uma homenagem mais do que justa a um Partido que participou ativamente da história do país. “O PCdoB é um partido que tem compromisso com o povo e está engajado no processo de transformação política do Brasil. Chega aos 90 anos forte e consolidado com grandes projetos em prol da coletividade”.

Além da militância comunista, parlamentares, representantes de movimentos sociais e amigos do PCdoB, a solenidade contará com a presença de Renato Rabelo, Presidente Nacional do Partido.

Serviço

Sessão Solene em alusão aos 90 anos do PCdoB

Data: quinta-feira (29/03)
Hora: a partir das 19h
Local: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações da Assessoria do Deputado Estadual Dr. Pierre)


Fonte: www.vermelho.org.br


Leia mais...

Uma morte, o estopim  


Trecho retirado do Capítulo Especial 2 (1968): De cara com a utopia: Com a morte de um estudante secundarista, o povo sai às ruas e manifesta seu repúdio à ditadura do livro UBES Rebeldia Consequente: A História do Movimento Estudantil Secundarista do Brasil, da historiadora Raisa Marques e do jornalista André Cintra, publicado em 2009.

Uma morte, o estopim

Os grandes conflitos entre a ditadura militar e o movimento estudantil em 1968 têm como estopim a morte de um secundarista, Edson Luís de Lima Souto, no Rio de Janeiro. “A reação à morte do Edson Luís foi de uma amplitude, de uma radicalidade que ninguém imaginava, mesmo os que achavam que o ano seria de mobilizações. Mas rapidamente a gente percebeu o potencial de mobilização para além da universidade — até porque o Edson Luís não era universitário, mas secundarista”, recorda-se o economista Jean Marc von der Weid, que foi eleito presidente da UNE em 1969.

Edson Luís foi assassinado durante uma manifestação em frente ao Restaurante Central dos Estudantes, num prédio do centro do Rio de Janeiro. Conhecido como Calabouço, por ter abrigado escravos presos no Império, o enorme restaurante era uma espécie de patrimônio dos estudantes, custeado pelo Ministério da Educação. “Posso dizer que aquela comida de bandejão era muito ruim. Mas havia uma coisa boa: aquela garotada pobre que circulava por ali, perto do Centro da cidade, podia almoçar por um preço muito baixo, como se fosse um restaurante universitário, só que fora da universidade”, lembra o jornalista e ex-vice-presidente da UBES (1968), Bernardo, em entrevista ao MME. “Uma pessoa se inscrevia lá, ganhava uma carteirinha e podia almoçar no Calabouço. Como juntava 10 mil estudantes por dia, inevitavelmente, se transformou num centro de efervescência estudantil.”

Leia mais...

Ato Contra a Comemoração do Golpe de 64  


Desta vez, passou dos limites. Os militares, que já vinham dando sinais de insubordinação assinando um manifesto contra a Comissão da Verdade, que prepararam um manifesto contra a Comissão da Verdade e recolheram mais de 500 assinaturas e preparam para o dia 29/03 o que já pode ser considerado provocação.

Dilma havia proibido comemorações, entre os representas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em relação ao aniversário do golpe de 31 de março de 1964, que os militares chamam de “Revolução”. Pois o Clube Militar antecipou a festa para o dia 29 e começou a distribuir os convites para a comemoração, que exige traje esporte fino.

Os militares também demonstram preocupação com a tentativa de alguns promotores de rever a Lei de Anistia. Nesta semana, houve a tentativa, frustrada, de reabrir o julgamento de Sebastião Curió, que foi responsável pelo massacre dos guerrilheiros do Araguaia.

Agora, uma festa no Clube Militar, em comemoração aos 48 anos do golpe militar que foi combatido pela jovem guerrilheira Dilma Rousseff, hoje presidente da República, tem potencial explosivo.

Temos um potencial mobilizatório incrivel e vamos fazer uso dele nessa convocatória para não deixar passar em branco os assassinatos e desmandos de um período nefasto da politica Brasileira. Cadeia para ditadores já!

Com a história nas mãos, a juventude escracha os torturadores  

A verdade que torturadores, assassinos e criminosos políticos da ditadura de 1964 (juntamente com aqueles que os apóiam) querem esquecer, sobre as barbáries cometidas durante o período em que dominaram o país, começa a ganhar as ruas pela ação da juventude, levada pelo movimento Levante Popular da Juventude que, em hora apropriada, realizou ações contra torturadores e assassinos políticos em sete cidades brasileiras. A propriedade da hora é ressaltada pela iminência da nomeação, pelo governo federal, dos membros da Comissão da Verdade, e por ocorrer às vésperas da data escolhida por direitistas e conservadores – civis e militares saudosos da ditadura – se mobilizam para comemorar os 48 anos do golpe militar de 1º de abril de 1964.

O movimento se proclama, em seu manifesto, herdeiro dos lutadores contra a ditadura militar, vítimas da tortura e do assassinato político. Pretende, explicitamente, resgatar e revelar esta parte sombria da história que parece – diz aquele documento – “ser propositadamente esquecida: a ditadura militar”, época em que ”jovens como nós, mulheres, homens, trabalhadores, estudantes, foram proibidos de lutar por uma vida melhor, foram proibidos de sonhar” por uma ditadura “que cruelmente perseguiu, prendeu, torturou e exterminou toda uma geração que ousou se levantar”. Não deixaremos, diz, “que a história seja omitida, apaziguada ou relativizada por quem quer que seja”. Lembrando os que foram assassinados e torturados por ousar pretender “construir uma sociedade mais justa”, asseguram: essa “é também a nossa história”, dizendo: “nós somos seu povo”. E garantem: “Torturadores e apoiadores da ditadura militar: vocês não foram absolvidos!”


Leia mais...

7% do PIB não são suficientes para educação, dizem especialistas  


Os especialistas que participaram da audiência pública para discutir o Plano Nacional de Educação (PNE), nesta terça (20), na Câmara, foram unânimes ao afirmar que os 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, propostos pelo governo federal para serem investidos na área, até 2020, não serão suficientes para garantir um padrão mínimo de qualidade para o setor.

O relator do projeto, deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR), reafirmou que, a despeito da opinião contrária dos convidados, manterá no seu substitutivo o percentual de 7,5%, já renegociado com a equipe econômica do governo. “Esse percentual será suficiente para promover uma verdadeira revolução na área”, garantiu.

Os deputados presentes à audiência, entretanto, não se convenceram. E defenderam que o relatório só seja colocado em votação após uma reunião da Comissão Especial do PNE com a equipe econômica para discutir valores.

O coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, disse que um estudo realizado pelo coletivo, que reúne diversas entidades da sociedade civil organizada, concluiu que, para financiar as metas previstas no PNE, será necessário investir 10,4% do PIB. “Se a gente não investir 10%, não vamos conseguir expandir a educação como determina o PNE, com um padrão mínimo de qualidade”, afirmou.

Leia mais...

Movimento estudantil se prepara para o 60º Conselho Nacional de Entidades  


O movimento estudantil brasileiro se prepara para realizar um dos seus principais fóruns de deliberação, o Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg), que reúne as principais lideranças de Diretórios Centrais de Estudantes, UEEs e Executivas de Curso. A 60ª edição do Coneg ocorrerá no Rio de Janeiro, de 15 a 17 de junho de 2012. Durante esse mês, a capital carioca receberá também outro importante encontro, a Rio+20.

O Coneg , além de debater temas relacionados ao desenvolvimento sustentável, terá a finalidade de elaborar uma plataforma política a ser apresentada à sociedade. Serão mais de 500 estudantes reunidos para discutir temas como educação saúde, meio ambiente, ciência e tecnologia, mobilidade urbana, entre outros, e formular o “Projeto UNE Brasil+10”, fruto da Caravana que leva o mesmo nome é irá rodar todo o Brasil ano meses de março a maio. Para participar do CONEG, cada entidade precisa eleger seus delegados (baixe aqui a ata de eleição).

“Esse projeto é uma tentativa de sistematizar os debates que vão acontecer durante toda a Caravana Brasil+10, caravanas livres, e todas as outras atividades do movimento estudantil, que ao longo dos próximos dois meses levantarão a reflexão entre estudantes do Brasil que queremos construir nos próximos 10 anos”, explicou o presidente da UNE, Daniel Iliescu.

Leia mais...

Debate no Senado defende aprovação do Estatuto da Juventude  

O presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado (CDH) e relator do Estatuto de Juventude na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), senador Paulo Paim (PT-RS), disse que quer ver o projeto aprovado até abril deste ano. Ele iniciou o debate realizado nesta terça-feira (20) na comissão, lembrando o “bom trabalho” realizado pela deputada Manuela D’ávila (PCdoB-RS), relatora do Estatuto na Câmara dos Deputados.

“Se dependesse de mim, esse Estatuto seria aprovado com rapidez. Seria aprovado até abril deste ano. O que não pode, é esse projeto ficar engavetado, como está o Estatuto da Pessoa com Deficiência na Câmara”, cobrou Paim.

Daniel Iliescu, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), também defendeu a rápida aprovação do Estatuto, dizendo que essa é uma grande oportunidade de o Brasil inserir os jovens em políticas públicas e fazer com que outros setores, com a participação da juventude, possam se desenvolver, assim como a economia brasileira, que já é a sexta maior economia mundial.

www.vermelho.org.br

Leia mais...

CARAVANA DA UNE PERCORRE 12 ESTADOS E "PREVÊ" BRASIL DAQUI A 10 ANOS  


Projeto “UNE Brasil+10” acontece em 24 universidades do país com grandes debates temáticos, encontros e atividades culturais dentro de quatro eixos: educação, desenvolvimento, justiça social e ambiental

Onde você estará daqui a dez anos? Como será a estrutura social brasileira e quais serão as oportunidades de desenvolvimento para a juventude? Quais serão os avanços e desafios da educação pública e da sustentabilidade ambiental? A União Nacional dos Estudantes (UNE) resolveu qualificar ao máximo esse exercício de futurologia entre os dias 28 de março e 15 de maio, com a Caravana UNE Brasil+10. Entre os convidados para a jornada nos diversos estados estão nomes como o cientista Miguel Nicolelis, o escritor Fernando Moraes, o cineasta Silvio Tendler e o físico Ênio Candotti.

A Caravana UNE Brasil+10, sexta iniciativa de circulação nacional da UNE em seus 75 anos de vida, é co-realizada pelo Circuito Universitário de Cultura e Arte da entidade (CUCA da UNE) e está percorrendo 24 universidades, em 12 estados (Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Belém, Fortaleza, Natal, Recife, Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo).

Leia mais...

PCdoB 90 anos: Caminhada agita o centro de Fortaleza  

O Comitê Municipal do PCdoB de Fortaleza realizou na manhã deste sábado (17), uma caminhada pelas principais ruas do centro da cidade em comemoração aos 90 anos de fundação do Partido. Estiveram presentes no ato, além da militância comunista, parlamentares, direção dos Comitês Estadual e Municipal, sindicalistas, representantes do movimento comunitário, LGBTT, juventude e mulheres.

A sede do Partido aos poucos foi lotando para a atividade. Os militantes iniciaram a atividade com um bandeiraço na av. Universidade, chamando atenção pela quantidade de bandeiras espalhadas na avenida, conhecida historicamente como “corredor vermelho”, por aglutinar nas campanhas eleitorais comitês dos partidos de esquerda.

Em seguida com muita animação da bandinha de música, os comunistas ocuparam uma das vias em direção à Praça do Ferreira. Durante o percurso houve várias intervenções, palavras de ordem, distribuição de materiais impressos dos parlamentares cearenses e do manifesto em homenagem aos 90 anos do PCdoB. Ao longo de toda a caminhada, foi grande a aceitação de comerciantes e populares ao receberem com carinho as lideranças comunistas.

Leia mais...

Jovens filiam 5 mil durante lançamento do 16º Congresso da UJS  


Nesta semana, União da Juventude Socialista (UJS) lançou em todo Brasil sua campanha para o 16º Congresso Nacional da UJS, que acontecerá entre 7 e 10 de junho, no Rio de Janeiro (RJ), que tem como tema Nas Redes e nas Ruas, lutando pelo Brasil dos Nossos Sonhos. Durante o lançamento, cinco mil pessoas foram filiadas à entidade.

O lançamento ocorreu simultaneamente nas redes sociais e nas ruas de todo país. Durante toda terça-feira (13), dezenas de jovens foram as portas de escolas secundaristas para promover o congreso e filiar novos militantes.

Leia mais...

Câmara de Fortaleza homenageia noventa anos do PCdoB  

Foi realizada nesta sexta-feira (16/03), na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Sessão Solene para celebrar os 90 anos da fundação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Na ocasião, que contou com a presença de lideranças de vários partidos, o senador Inácio Arruda destacou a importância da sigla para a história da política no Brasil e o papel do PCdoB na atualidade, com a necessidade de ampliar a participação do partido e manter a unidade no cenário político local e nacional.

A cerimônia, realizada no plenário Fausto Arruda, foi proposta pela vereadora Eliana Gomes (PCdoB) e contou com a presença dos também vereadores Acrísio Sena (PT), vereador Jaime Cavalcante (PP), vereador Gelson Ferraz, e Fátima Melo (PTN), que recepcionaram o senador Inácio Arruda (PCdoB – CE), os deputados Protógenes Queiroz (PCdoB – SP), João Ananias (PCdoB – CE), Chico Lopes (PCdoB – CE), o deputado estadual Dr. Pierre, o Presidente Municipal do partido, Luis Carlos Paes, o presidente estadual comunista, Carlos Augusto Diógenes, d Secretário de Esportes de Fortaleza, Professor Evaldo Lima, o presidente municipal do PSB, Karlo Cardozo, o presidente municipal do PDT, Papito de Oliveira, além de militantes e representantes de organizações sociais.

Leia mais...

Prefeitura de Fortaleza lança Edital de convocação para o 3º Encontro Municipal de Movimentos e Organizações de Juventude  

O Encontro Municipal de Movimentos e Organizações de Juventude de Fortaleza - EMJUV, é o espaço de eleição dos(as) conselheiros(as) e suplentes representantes da sociedade civil que irão compor o Conselho Municipal de Juventude de Fortaleza. Esse terceiro Encontro será realizado no dia 21 de abril de 2012, no período de 8h às 17h, no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte – CUCA Che Guevara.


O EMJUV deverá constar de uma mesa de abertura, grupos de trabalho das câmaras temáticas e plenária final. Terá direito a voto o(a) jovem indicado pela organização ou movimento de juventude, devidamente inscrito e com a documentação correta. Poderão se inscrever todo e qualquer movimento e organização de juventude com atuação em Fortaleza.


Serviço:

Edital para Convocação do 3° Encontro Municipal de Movimentos e Organizações de Juventude de Fortaleza - EMJUV.

Período de inscrição: 26 de março de 2012 a 30 de março de 2012, somente nos dias úteis.

Horário: das 8h às 12h e de 14h às 17h.

Local: Avenida Luciano Carneiro, 2235, Vila União.


Baixe o Edital


Fonte: Site da PMF

Livro “A Privataria Tucana” será lançado em Fortaleza  

Reportagem-denúncia do jornalista Amaury Ribeiro Jr. revela bastidores assombrosos do processo de privatização de várias estatais brasileiras, ocorridas nos anos de 1990.


O livro “A Privataria Tucana”, do jornalista Amaury Ribeiro Jr. será lançado em Fortaleza no próximo dia 15 de março, às 19h, no Auditório da Faculdade de Direito da UFC, com as presenças do autor e do Deputado Federal Protógens Queiroz – (PCdoB/SP), líder do processo de instalação da CPI da Privataria, em Brasília. Na ocasião ocorrerá debate com o tema: Mídia e Privatização no Brasil.

Com cerca de 340 páginas, o livro “A Privataria Tucana” é o resultado de 12 anos de investigações do repórter Amaury Ribeiro Jr. sobre as privatizações de estatais brasileiras, entre elas a Companhia Vale do Rio Doce (empresa do setor de mineração e siderurgia), e a Telebras (empresa de telecomunicações), ocorridas durante o governo Fernando Henrique Cardoso. O livro traz o resgate histórico desse período, evidenciando os bastidores de todo este processo.

Publicado pela Geração Editoral, o livro já é considerado um best-seller, estando na lista dos mais vendidos do país, na categoria de não ficção. Na obra há documentos inéditos sobre lavagem de dinheiro e pagamentos de propinas, todos obtidos em fontes públicas, entre eles os arquivos da CPI do Banestado (banco pertencente ao governo do estado do Paraná) que, antes de privatizado, já era uma das instituições mais sólidas do sistema financeiro.

Com maestria, Ribeiro Jr. descreve em detalhes toda a sinuosa trajetória de corrupção referente à “Era das Privatizações” no Brasil, trazendo, como poucas vezes vista, uma visão contundente e realista dos bastidores da política e que, apesar de se tratar de uma reportagem investigativa, vem com o entusiasmo dos grandes thrillers policiais, captando a atenção do leitor da primeira a última linha.

Serviço

Lançamento do livro “A Privataria Tucana”.

Palestra: “Mídia e Privatização no Brasil”.

Presenças confirmadas: Jornalista Amaury Ribeiro Jr e Deputado Protógenes Queiroz.
Data: quinta-feira (15/03)
Local: Auditório da Faculdade de Direito da UFC, às 19h.

#NasRedesNasRuas: UJS promove dia de mobilização Nacional  

É na porta das escolas e universidades em todo o país que a UJS convoca a juventude para participar do seu 16º Congresso Nacional. O lançamento público da atividade aconteceu nesta terça (13). Simultaneamente hashtag #NasRedesNasRuas ocuparam a timeline das redes sociais. A TV Vermelho acompanhou uma panfletagem e produziu o vídeo abaixo em conjunto com a UJS.





Fonte: www.vermelho.org.br

Caravana da UNE articula programação em Fortaleza  

Giovanna Caldas, produtora da Caravana da UNE, está em Fortaleza para articular a programação da atividade que mobilizará estudantes da capital cearense nos dias 19 e 20 de abril deste ano. Além de Fortaleza, mais 11 cidades receberão a mobilização estudantil. A atividade, que acontecerá entre os dias 28 de março e 15 de maio de 2012, faz parte da comemoração dos 75 anos da União Nacional dos Estudantes.

Com o tema “Brasil+10, educação, desenvolvimento e justiça ambiental”, a Caravana da UNE passará por 12 cidades do território brasileiro, trazendo para cada local, uma provocação direcionada aos estudantes a fim de aprofundar o pensamento sobre os desafios colocados no horizonte da nação para os próximos 10 anos, voltados em especial para a educação e formação dos jovens, o desenvolvimento da nação e sua justiça ambiental.

Leia mais...

Dia 13 de Março, a UJS invade as Redes e as Ruas do país  


Neste dia 13 (terça-feira) às 18h a União da Juventude Socialista realizará um grande lançamento público de seu 16º congresso, a mobilização será através de um tuitaço com a hashtag #NasRedesNasRuas e grandes panfletagens nas 100 maiores cidades do país, universidades e escolas.

Segundo Ismael Cardoso, Dir. Nacional de Comunicação da UJS, “Essa ação organizada tem o objetivo de fazer uma apresentação de nossas bandeiras nestes 16º congresso da UJS, chegando de uma só vez a milhões de jovens, seja nas universidades, nas escolas ou na internet”, finalizou Ismael.

Para André Tokarski, Presidente Nacional da UJS, “essa ação representa a visão de uma juventude atualizada com as novas formas de luta, mas, sem perder o centro de sua ação, que é mobilizar grandes passeatas por todo país... A UJS faz parte dessa nova realidade e visa essa intersecção, entre redes sociais e ruas, para ampliar sua intervenção na sociedade”.

As atividades serão realizadas de maneira diferente em cada Estado e cidade do país. Em Minas Gerais ocorrerão caminhadas nos principais pontos do Estado, em Belo Horizonte haverá uma grande atividade cultural no colégio mais tradicional da cidade, o colégio Estadual Central, onde estudou a presidenta Dilma Roussef. No Estado do Rio de Janeiro as atividades serão nas entradas e saídas das principais universidades, em São Paulo o ponto alto será as 18h00 em frente à Universidade UNINOVE-Barra Funda, com a presença do vereador Netinho de Paula.

No nordeste não será diferente, as atividades estão marcadas para os principais pontos de referência da juventude, em Pernambuco o IFPE e a UFPE são uns dos locais marcados para o grande lançamento, assim como no Ceará, que concentrará o lançamento na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Serviço

O quê: Lançamento do 16º Congresso da UJS
Onde: Em todos os lugares possíveis do Brasil
Quando: 13 de março (terça-feira) às 18h.

Ricardo Teixeira renuncia e é assunto mais comentado do Twitter  

Após uma sequência de denúncias sobre irregularidades nos 23 anos em que esteve à frente da Confederação Nacional de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira pediu demissão na manhã desta segunda-feira (11). Ele também deixou o COL (Comitê Organizador Local da Copa-2014).




Em carta, lida na manhã desta segunda-feira (11) no Rio pelo seu sucessor, José Maria Marin, ele diz que vai cuidar da saúde e ficar com sua família, mas se coloca à disposição para continuar colaborando com o futebol brasileiro. Resta saber quem o vai querer.

Desde o final do ano passado, internautas iniciaram a campanha #foraRicardoTeixeira no twitter. O assunto ficou entre os mais comentados do país. Até o momento, Ricardo Teixeira é o assunto mais comentado da rede no Brasil e o 7º mais comentado no mundo.

São várias as denúncias que Teixeira carrega nos ombros. A Fifa o acusa de estar envolvido no maior escândalo de sua história. O chamado dossiê da ISL, ex-agência de marketing da entidade, falida em 2001, será avaliado pela Corte Federal da Suíça e tem documentos considerados comprometedores para Teixeira.

Leia mais...

PCdoB/CE inicia programação dos 90 anos do partido  

Campanha nas mídias sociais, sessões solenes, programas de rádio e TV, caminhadas e atividades em todo o Ceará. Será diversificada a programação em comemoração aos 90 anos de história do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que será comemorado do dia 25 de março.




A partir deste domingo (11/03), o PCdoB/CE inicia sua programação em comemoração aos 90 anos do partido. Com a campanha "PCdoB65 - Noventa anos", os comunistas invadirão a internet e as ruas através das mídias sociais, outdoor, adesivos de carro e programas de rádio e TV. As ações tiveram início na internet, especialmente no Facebook e no Twitter, mídias sociais mais populares da rede.

Já nesta segunda-feira (12/03), serão instaladas em Fortaleza 50 placas de outdoor, que ficarão expostas durante duas semanas. No mesmo dia também terá início a distribuição e colagem de adesivos para carros.

A programação das festividades continua até o final do mês. Na próxima sexta-feira (16/03), a partir das 9h, a Câmara dos Vereadores de Fortaleza realizará uma Sessão Solene em alusão aos 90 anos do partido. No sábado (17/03), os comunistas participarão de uma caminhada pelas ruas do Centro de Fortaleza. A concentração será a partir das 8h, em frente à sede do Comitê Municipal (Av. da Universidade, 1814 – Centro).

Leia mais...

Índios vendem direitos sobre terras na Amazônia  

Por US$ 120 milhões, índios da etnia mundurucu venderam a uma empresa estrangeira direitos sobre uma área com 16 vezes o tamanho da cidade de São Paulo em plena floresta amazônica, no município de Jacareacanga (PA). O negócio garante à empresa “benefícios” sobre a biodiversidade, além de acesso irrestrito ao território indígena.

No contrato, ao qual o Grupo Estado teve acesso, os índios se comprometem a não plantar ou extrair madeira das terras nos 30 anos de duração do acordo. Qualquer intervenção no território depende de aval prévio da Celestial Green Ventures, empresa irlandesa que se apresenta como líder no mercado mundial de créditos de carbono.

Leia mais...

Senado e PCdoB homenageiam Maria Prestes  


No dia 13, a militante comunista Maria Prestes, viúva de Luiz Carlos Prestes, recebe o Prêmio Berta Lutz, juntamente com a presidenta Dilma Roussef, às 10 horas. Às 19 horas, Maria Prestes irá à sede do PCdoBDF, onde fará palestra, com a deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG) e a secretária de Estado da Mulher no Distrito Federal, Olgamir Amancia, sobre a mulher e a militância comunista.

O prêmio Berta Lutz foi instituído pelo Senado em 2001 como forma de homenagear mulheres de todo o país que tenham prestado relevantes serviços na defesa dos direitos femininos e em questões de gênero.

Altamira Rodrigues Sobral, que adotou o nome Maria Prestes durante sua militância na clandestinidade, receberá Prêmio Berta Lutz por indicação do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) e aprovação unânime do Comitê do Senado encarregado de escolher as premiadas. O Comitê é presidido pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

Maria Prestes nasceu em Recife, em 2 de fevereiro de 1930. Cedo, perdeu a mãe. Ainda criança, ajudou o pai, João Rodrigues Sobral na militância política. Ele era o “camarada Lima”, e participou do Levante de 1935, quando preso e torturado, mas conseguiu fugir durante uma transferência para o Distrito Federal (na época, Rio de Janeiro).

Orientada pelo pai, Maria passou a infância e a adolescência (anos 30 e 40) ajudando o Partido Comunista na resistência durante a ditadura Vargas, participando de greves, comícios, passeatas, divulgando livros e jornais marxistas.

Leia mais...

Eliana Gomes: Mais poder político para as mulheres  

O próximo Dia Internacional da Mulher, 8 de março, é mais um momento para fazermos a reflexão sobre o papel exercido pelas mulheres nos rumos de Fortaleza, do Ceará e do Brasil.

Por Eliana Gomes*

A organização das mulheres no centro das decisões políticas em associações comunitárias, sindicatos, partidos, organizações não governamentais, entidades, grupos religiosos e outros grupos coletivos, aprofunda a construção democrática de um novo projeto nacional de desenvolvimento que necessita da presença efetiva das mulheres. Superar os obstáculos da participação política feminina nos espaços de poder e decisão é a tarefa do século que desafia, ainda mais, as forças progressistas, populares e avançadas de nossas sociedades.

Se, por um lado, há muito a comemorar - com a presença em nível nacional de uma mulher na Presidência da República e, agora em 2012, com a comemoração dos 80 anos do direito ao voto feminino no Brasil - por outro lado, dados nacionais de participação da mulher nos parlamentos e nos executivos municipais e estaduais mostram que a predominância masculina ainda é a realidade atual.

Mesmo representando 52% do eleitorado brasileiro, apenas 46 dos 513 deputados federais são mulheres. Na Assembleia Legislativa do Ceará, das 46 cadeiras, a bancada feminina conta com seis parlamentares. Na Câmara de Fortaleza, somos somente quatro de 41 vereadores.

Leia mais...

UBM realiza caminhada em defesa das mulheres na política  

A União Brasileira de Mulheres no Ceará (UBM/CE) realiza nesta quinta-feira (08/03) uma caminhada pelas ruas do Centro de Fortaleza. Reunindo mais de 15 entidades ligadas aos movimentos sociais, o ato tem como lema “Mais poder político para as mulheres”.

No dia em que o mundo comemora o Dia Internacional da Mulher, representantes de movimentos sociais feministas, juventude e sindicalista estarão reunidos em Fortaleza na busca de mais direitos para as mulheres. A concentração acontecerá a partir das 15h, na Praça do BNB, no Centro de Fortaleza. A manifestação percorrerá as principais ruas do centro.

Para Nágyla Drumond, secretária estadual de Movimentos Sociais do PCdoB e membro da UBM/CE, a maior participação na política é um dos grandes desafios das mulheres do Século XXI. “Neste ano em quem comemoramos os 80 anos da conquista das mulheres ao direito ao voto, temos que nos inserir no centro deste debate. Não queremos substituir os homens, mas assumir a esfera pública como um espaço de elaboração, atuação e visibilidade”, defende.

De Fortaleza,
Carolina Campos

Fonte: www.vermelho.org.br/ce

Projeto cria o programa Bolsa-Artista  


Os artistas brasileiros em início de carreira poderão contar com um auxílio financeiro do governo, destinado a financiar sua formação e aprimoramento, caso o PLS 404/2011, que cria o programa Bolsa-Artista, seja aprovado. A proposta é do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) e será votada em decisão terminativa pela Comissão de Educação (CE).

O senador explica, em sua justificativa, que a iniciativa é inspirada no programa Bolsa-Atleta, que tem o objetivo de valorizar os talentos esportivos do país. A bolsa-artista, por sua vez, seria um mecanismo de apoio e incentivo a artistas iniciantes, mas com potencial já evidenciado em seus campos de atuação. Será custeada pela União.

Poderão participar do processo seletivo, a ocorrer anualmente, artistas dos campos das artes literárias, musicais, cênicas, visuais e audiovisuais, em suas variedades eruditas e populares. Os critérios e os valores dessa bolsa serão fixados posteriormente, em regulamento. Ela será concedida por um ano, em 12 parcelas mensais, e destina-se ao desenvolvimento das habilidades dos artistas, e não a projetos culturais específicos.

“Pretendemos, dessa forma, criar condições para que se desenvolvam talentos em diversas áreas artísticas que, muitas vezes identificados na infância ou adolescência, não encontram oportunidade de se desenvolver e se integrar ao cenário artístico e cultural do país”, explica Inácio Arruda na justificativa ao projeto.

Para se habilitar, o candidato ao benefício precisa ter pelo menos 12 anos na data da apresentação da candidatura. Se tiver menos de 18 anos, deve estar regularmente matriculado em instituição de ensino pública ou privada, salvo se já houver concluído o ensino médio. No ato da inscrição, deve apresentar um plano anual de formação ou aprimoramento no seu campo de atuação, contendo currículo, detalhamento das atividades a serem realizadas e dos objetivos e metas a alcançar, tudo isso acompanhado de documentos e imagens considerados relevantes para a compreensão da trajetória do artista.

A matéria já tem voto favorável da relatora na CE, senadora Lídice da Mata (PSB-BA).