Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Caravana da UNE articula programação em Fortaleza  

Giovanna Caldas, produtora da Caravana da UNE, está em Fortaleza para articular a programação da atividade que mobilizará estudantes da capital cearense nos dias 19 e 20 de abril deste ano. Além de Fortaleza, mais 11 cidades receberão a mobilização estudantil. A atividade, que acontecerá entre os dias 28 de março e 15 de maio de 2012, faz parte da comemoração dos 75 anos da União Nacional dos Estudantes.

Com o tema “Brasil+10, educação, desenvolvimento e justiça ambiental”, a Caravana da UNE passará por 12 cidades do território brasileiro, trazendo para cada local, uma provocação direcionada aos estudantes a fim de aprofundar o pensamento sobre os desafios colocados no horizonte da nação para os próximos 10 anos, voltados em especial para a educação e formação dos jovens, o desenvolvimento da nação e sua justiça ambiental.

Fortaleza

Em Fortaleza, Giovanna Caldas e Ivo Braga, diretor da UNE, já articulam a programação que mobilizará os estudantes em torno do debate sobre “o Brasil que queremos para os próximos 10 anos”. Os organizadores já realizaram reuniões com a Coordenadoria de Juventude da Prefeitura de Fortaleza, Secretaria de Cultura do Governo do Estado, Reitoria da UFC e FIC.

Na quinta-feira (19/04), a partir das 19h, no auditório da FIC, os estudantes participarão de um debate sobre o Programa Universidade para Todos (Prouni) e suas perspectivas no Ceará e no Brasil. Daniel Iliescu, Presidente da UNE, participará do encontro.

Na sexta-feira (20/04), as atividades estarão concentradas na UFC. A programação começa com um cortejo cultural, formado por atores e músicos, que passará pelos corredores da universidade, convidando todos os alunos para assistirem o Aulão Brasil+10.

O aulão acontecerá a partir das 9h e deverá discutir temas como eficiência nos serviços e gestão pública, educação e transformação social, saúde e qualidade de vida, trabalho e empreendedorismo, meio ambiente e o território nacional, esporte e megaeventos mundiais, transporte e o direito ao território, ciência, tecnologia e inovação, cultura da ética, da estética e da economia, novas formas de comunicação e inclusão digital, democracia e participação social, juventude e direitos humanos.

A partir do meio dia, a mobilização estudantil estará voltada para as questões locais da universidade. A equipe da UNE fará reuniões com as entidades estudantis e representantes da UFC para debater questões educacionais concretas. No período da tarde, a Casa Amarela Eusélio Oliveira receberá a estudantada. A Caravana da UNE apresentará o filme “O afeto que se encerra em nosso peito juvenil”, de Silvio Tendler. Em seguida, o Circuito Universitário de Cultura e Arte da União Nacional dos Estudantes, CUCA da UNE, realizará uma reunião envolvendo estudantes, artistas e representantes de Pontos de Cultura locais. O encerramento da Caravana da UNE será com uma atividade cultural que ainda está sendo definida pela organização do evento.

Saiba mais

A Caravana UNE Brasil+10 passará por 24 universidades em 12 estados brasileiros levando para cada local uma provocação direcionada aos jovens, estudantes, professores, funcionários, comunidade ao redor e demais atores locais. O objetivo é aprofundar o pensamento sobre os desafios colocados no horizonte da nação para os próximos 10 anos, no que tange a educação, o desenvolvimento e a sustentabilidade. A caravana tem como objetivo promover, dentro das universidades, espaços de debates e intervenções culturais que subsidiem uma profunda reflexão sobre os caminhos e destinos do país na próxima década.

Cidades que receberão a Caravana da UNE

Manaus, Belém, Fortaleza, Natal, Recife, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador

De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações da UNE)

Fonte: www.vermelho.org.br/ce

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Seja o primeiro a comentar!

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.