Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Caravana da UNE estimula debate sobre o futuro do país  


"Qual o Brasil que queremos para os próximos 10 anos?” Essa é uma das perguntas que a União Nacional dos Estudantes (UNE) faz em seu manifesto de convocação para a caravana deste ano, denominada "Caravana UNE Brasil+10”. A atividade pretende debater com estudantes e intelectuais sobre o futuro do país daqui a uma década. A atividade faz parte da comemoração dos 75 anos da UNE.

Patrique Lima, coordenador geral da Caravana, explica que a intenção é debater com os universitários sobre as perspectivas do país. "O objetivo da Caravana é discutir o Brasil daqui a dez anos, discutir a forma de desenvolvimento que a gente quer. Queremos lutar pelos direitos na atualidade e projetar o futuro”, explica.

Daniel Iliescu, presidente da entidade, explica que a Caravana será formada por aulões e atividades livres. Entre os meses de março e maio, universidades públicas e privadas de 12 estados brasileiros receberão pesquisadores, sociólogos e artistas nacionais para debater, junto com os universitários, sobre o futuro do país. Segundo Daniel, os problemas das universidades também entrarão em debate.

O primeiro aulão está marcado para ocorrer no dia 28 de março na Universidade de Brasília (UnB). "O primeiro aulão acontecerá no Dia Nacional de Lutas dos Estudantes, data do assassinato de Edson Luís (estudante secundarista morto em 1968 pela polícia militar)”, comenta Patrique.

Os integrantes da UNE ressaltam ainda que a Caravana não se resume apenas aos aulões. De acordo com Patrique, estudante de qualquer parte do país pode inscrever atividade que tenha relação com a temática central da Caravana – "Brasil+10”. Para isso, os/as interessados/as em desenvolver a ação deverão acessar o site da UNE nos próximos dias para conferir como inscrever a atividade na Caravana.

As contribuições dos estudantes e o documento final serão sistematizadas no 60° Conselho Nacional de Entidades Gerais (Coneg), que acontecerá em junho no Rio de Janeiro. "(No Coneg) nós vamos sistematizar e aprovar a Plataforma dos Estudantes Brasil+10”, relata Patrique, acrescentando a importância da contribuição de "todos os agentes da sociedade” na discussão sobre o futuro do país.

Fonte: UNE

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Seja o primeiro a comentar!

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.