Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Plenária define os rumos da UJS em Fortaleza  

Em plenária municipal, realizada na tarde do último sábado (14), a UJS de Fortaleza definiu os rumos de sua política para o 1º semestre de 2009, com destaque para o Congresso da UNE, principal atividade deste período, previsto para julho. Além do CONUNE, constaram na pauta a recomposição da Direção Municipal e o movimento estudantil secundarista.

Um grande debate sobre a atualidade deu início a plenária. Entre os principais assuntos foi ressaltada a crise mundial e a resistência na América Latina. Na consideração dos participantes, esses dois fatores são fundamentais para contribuir com o avanço das forças revolucionárias em todo mundo.

Outro ponto levantado foi o papel do governo Lula diante desse quadro e as eleições para presidente em 2010. Ficou claro que é preciso haver um esforço do governo no sentido de conter o avanço dessa crise em nosso país, com maior investimento do estado. Ao mesmo tempo, deve-se aprofundar ainda mais esse projeto democrático e soberano, tendo em vista garantir a reeleição de um candidato da esquerda para a Presidência da República.

Sobre a recomposição do pleno da Direção Municipal, algumas alterações foram realizadas. Dessa forma, três novos militantes se incorporaram à direção: Fernando (UNIFOR), André Fernandes (Joaquim Nogueira) e Pedro Possidônio (UFC).

O movimento estudantil secundarista rendeu um grande debate, que se deteve, principalmente, no fortalecimento da nossa atuação nas organizações estudantis, desde os grêmios até a ACES (Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas), e na preparação de uma campanha pela “reserva de vagas” para estudantes de escolas públicas nas universidades estaduais do Ceará.

Contudo, o ponto alto da plenária foi o movimento universitário e o Congresso da UNE em julho. Visto como principal atividade deste semestre, o congresso foi associado a todas as disputas no movimento estudantil universitário em nossa cidade, principalmente ao congresso da UFC, a eleição do DCE da UNIFOR e ao CONEG da UNE (Conselho Nacional de Entidades Gerais). Para a militância da UJS, o resultado desses embates pode ser definitivo para nossa atuação no congresso da entidade. Nesse sentido, ficou claro que devemos atuar, daqui em diante, no fortalecimento de nossa política entre os estudantes e na preparação de chapas amplas e com condições de disputar e ganhar essas e outras eleições.

Flávio Vinícius,
Presidente da UJS Fortaleza.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Seja o primeiro a comentar!

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.