Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

2009 - Um Ano de Muita Luta!  

Por Ivo Braga*

O ano de 2009 começou com todo o gás para os estudantes brasileiros, já em janeiro tivemos, em Salvador, o vitorioso XII CONEB (Conselho Nacional de Entidades de Base) da UNE, que aprovou o projeto de reforma universitária dos estudantes. Logo após iniciou-se a 6ª Bienal de Cultura e Arte dos estudantes, atividade que aglutinou cerca de 15 mil jovens de todo o país e foi encerrada com uma grande passeata cultural reivindicando o direito ilimitado à meia-entrada estudantil nos aparelhos culturais.

Em Belém do Pará, realizamos durante o Fórum Social Mundial o Encontro Internacional de Estudantes, tendo grande participação de lideranças do movimento estudantil latino americano e lançando a campanha “Educação Não é Mercadoria”! Contra a entrada da Educação nas rodadas de negociação da OMC (Organização Mundial do Comércio).

Após esse embalado início de ano, teremos no próximo período uma agenda quase tão intensa quanto. Pois é gritante a necessidade de este ano aprovarmos o PL 227/08 na assembléia legislativa do Ceará, para garantir a Reserva de 50% das vagas das universidades estaduais para estudantes oriundos da rede pública de ensino.

Para isso será preciso tirar uma agenda positiva de mobilizações dos estudantes junto ao parlamento estadual. Participaremos da construção da Conferência Estadual de Educação, espaço em que é importantíssima a massiva participação dos estudantes cearenses, para que possamos aprovar uma resolução positiva, que contemple professores e estudantes progressistas e construa um projeto de educação avançado, dentro dos patamares de uma reforma educacional que paute a educação como forma de garantia de um projeto de desenvolvimento do país. No segundo semestre ainda teremos os congressos da UNE, em julho, da ACES e da UBES em novembro e dezembro, respectivamente.

Temos o dever de ‘invadir’ as escolas para travar o debate educacional e ganhar a opinião dos estudantes que ainda não estão do nosso lado; importante também é trazer para o nosso campo os educadores, precisamos quebrar as barreiras do preconceito que ainda rodeiam temas como o da reserva de vagas. Com isso enriqueceremos o debate político em nosso estado. E só assim chegaremos ao final do ano com forças para construir um grande congresso da ACES e da UBES, fazendo o movimento estudantil do tamanho do Brasil. Fazendo com que os mais velhos relembrem as áureas épocas do movimento estudantil brasileiro, como da luta pelo petróleo na década de 50; a luta pela democracia durante o regime militar; até mesmo o inesquecível ‘Fora Collor’ no início da década de 90.

Sentimos o peso da responsabilidade que está sobre nossos ombros, mas não desanimamos nem um minuto sequer, pois o espírito revolucionário que está dentro de cada um de nós clama por muita luta, clama por gente na rua e por grandes vitórias para o povo brasileiro. Tenho certeza que não decepcionaremos Joaquim Osório Duque Estrada quando em nosso hino nacional ele diz “Verás que um filho teu não foge à luta”. Pois iremos às ruas quantas vezes forem necessárias para aprovar a reserva de vagas, e mais quantas vezes forem necessárias para defender a meia-entrada, construiremos um plano estadual de educação avançado que trará para nossos jovens melhorias na educação pública.

E para coroar este grande ano de trabalho construiremos o maior congresso estadual de estudantes que o Ceará já viu, levando uma grande delegação ao 38° Congresso da UBES! Com isso finalizo e desejo a nós a sorte e empenho necessários para estas conquistas.

Até a vitória sempre!

*Ivo Braga é Presidente da ACES - Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas e Vice-presidente Ceará/Rio Grande do Norte da UBES - União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Seja o primeiro a comentar!

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.