Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Trote, só se for cidadão  

UNE combate atitudes violentas e propõe ações sociais para a integração entre calouros e veteranos

Meses de estudos intensos, ansiedade, dedicação. Chega o momento de conferir a lista de aprovados. Vitória! Você passou no vestibular e agora é universitário e tem muito o que comemorar certo? Certo, afinal o ingresso no ensino superior é uma conquista em um País onde apenas 12% da população tem acesso a universidade.

A recepção dos calouros marca o início do ano letivo. Trata-se de um ritual de passagem que, muitas vezes, faz parte da comemoração e representa um rito que facilita a aceitação no grupo social. Mas, infelizmente, não é raro assistir cenas de violência, neste que deveria ser um momento de celebração.

No último período, vários casos de abusos, humilhações e agressões físicas têm sido denunciados pela imprensa. A UNE, como entidade representativa de todos os estudantes universitários – incluindo os calouros –, resolveu organizar uma recepção diferente aos que ingressam na universidade.

No sentido de combater a onda de violência e apresentar perspectivas de como os estudantes universitários podem contribuir com o desenvolvimento do Brasil, a entidade fechou uma parceria com a Federação Nacional dos Estudantes de Administração (Fenead) e a ONG Opção Brasil e participa da Campanha Trote Cidadão 2009.

O objetivo é receber os novos alunos com ações de cunho social, com base no eixo 8 da plataforma "8 jeitos de mudar o mundo", criada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O eixo 8 consiste em estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento. Daniel Vaz, da ONG Opção Brasil, informou que a idéia surgiu em 1998, depois do trágico episódio da morte de um calouro de medicina da USP, em São Paulo. "Este ano queremos garantir a participação da juventude para reduzir as desigualdades", disse.

A sugestão é que os veteranos promovam aulas inaugurais, pedágios solidários, festas com arrecadação de livros, mutirões de limpeza ambiental, jogos interfaculdades, visitas à instituições, entre outras ações. Participe.

Campanha

O Trote Cidadão é uma campanha nacional para a recepção de calouros universitários, que visa estimular a integração sadia e responsável destes ingressantes ao ambiente universitário e ainda promover o protagonismo juvenil com iniciativas junto às demandas da sociedade.

Desde a sua criação, em 1998, o Trote Cidadão já mobilizou mais de 100 mil estudantes espalhados em mais de 200 faculdades/universidades de aproximadamente 20 Estados brasileiros. Inicialmente criado pelos estudantes de Administração, conseguiu atingir outros cursos universitários que também adotaram a campanha.

Em 2008, foi trabalhado a sustentabilidade ambiental, onde aconteceu pela primeira vez o trote ecológico na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Fonte: Sítio da União Nacional dos Estudantes

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Seja o primeiro a comentar!

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.