Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Cuba denuncia escalada subversiva dos EUA  

O Ministério das Relações Exteriores de Cuba divulgou na última quarta-feira (02/07) uma nota denunciando a crescente ingerência do governo Bush no país, incluindo a tentativa de mobilização para atos públicos nesta sexta-feira, 4 de julho, dia em que se comemora a independência dos Estados Unidos. Tais atividades coincidiriam também com o término da missão em Cuba e a saída definitiva do país de Michael Parmly, chefe da Seção de Interesses dos EUA em Havana (SINA). A atuação escandalosa e ilícita de Parmly foi denunciada em março pelo governo cubano, que comprovou sua participação direta, junto com outros funcionários estadunidenses, no transporte de dinheiro procedente do terrorista de origem cubana Santiago Álvares Fernandez-Magriñá para grupos contra-revolucionários de Cuba.

Atividades ilegais

“Nas últimas semanas”, salienta o comunicado emitido pelo Ministério das Relações Exteriores de Cuba, “tem ocorrido uma escalada de ações provocadoras organizadas e financiadas pela Seção de Interesses dos Estados Unidos em Havana. "A SINA tem incrementado suas atividades ilegais em nosso país apesar das reiteradas denúncias realizadas pelo governo de Cuba”, transformando-se na correia de transmissão da política subversiva do governo norte-americano e em “Estado maior da contra-revolução interna”.

Entre as mais recentes ações, o Ministério aponta as seguintes:

• Organização de uma atividade no dia dos pais na residência do chefe da SINA, em que o secretário de Comércio dos EUA, o cubano americano Carlos Gutiérrez, co-presidente da comissão encarregada de aplicar o Plano Bush contra Cuba se dirigiu a um grupo de elementos contra-revolucionários através de uma videoconferência.

• A realização na sede da SINA de vários cursos para contra-revolucionários, mediante videoconferência de professores da Universidade Internacional da Flórida, com sede em Miami, que recebe financiamento oficial da Agência para o Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (USAID).

• Atenção personalizada oferecida por funcionários diplomáticos norte-americanos, incluindo o chefe da SINA, a lideranças contra-revolucionárias, a quem visitam em suas próprias residências e contatam de maneira semi-clandestina para transmitir orientações subversivas.

• Instruções diretas da SINA aos mercenários para incrementar ações subversivas, incluindo a incitação para atos em vias públicas e locais simbólicos como a Praça da Revolução.

• Fornecimento aos contra-revolucionários de dinheiro, telefones celulares, computadores e outros meios de comunicação para promover propaganda subversiva contra o regime cubano.

• O Ministério de Relações Exteriores dispõe de informações confirmadas de que a SINA pretende organizar outras atividades ilegais e está instigando os mercenários cubanos a realizar ações provadoras em vias públicas ao redor da data de 4 de julho, Dia da Independência dos EUA.

• Essa escalada constitui a mais recente demonstração de desespero da administração dos Estados Unidos, que frustrada no renovado fracasso da política de isolamento de Cuba intensifica as provocações e a subversão.

• O Ministério de Relações Exteriores denuncia uma vez mais a atuação ilegal da Seção de Interesses dos Estados Unidos em Cuba, que viola não só o acordo bilateral que deu lugar ao estabelecimento desta oficina, senão também as leis cubanas e as normas internacionais constantes da Convenção de Viena sobre Relações Internacionais de 1961, da qual os Estados Unidos são signatários.

• O Ministério acusa o governo dos EUA de urdir e estimular essas e outras provocações contra-revolucionárias que formam parte intrísica de sua política subversiva e sua estratégia dirigida para a derrocada da revolução cubana.

• O governo de Cuba exige do governo dos Estados Unidos uma explicação para esses fatos e a cessação definitiva da ingerência e das atividades ilegais. O governo cubano reitera claramente que não tolerará a continuidade dessas provocações e ações ilegais, instigadas pela administração norte-americana através de seus funcionários diplomáticos em Havana e responsabiliza o governo dos EUA pelas conseqüências que podem derivar de sua resposta.

Fonte: Portal CTB

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Seja o primeiro a comentar!

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.