Estudantes defendem um Plano Estadual de Assistência Estudantil (PEAE)
A Luta pela aprovação de um Projeto de Lei ou Emenda Constitucional.
A UNE, os DCE´s da UVA e da UECE e a ACES (Associação Cearense dos Estudantes) participaram de reunião no dia 09/07 com a Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa do Estado Ceará. O objetivo era ampliar a discussão acerca do I Fórum Estadual de Assistência Estudantil, realizado nos dias 5 e 6 de junho, este fórum reuniu estudantes das três Universidades Estaduais (URCA, UVA E UECE). Estiveram presentes também os Pró-Reitores da UECE e da UVA, além de representantes da SECITECE (Secretária Estadual de Ciência e Tecnologia).
O presidente do DCE da UVA, Tancredo Augusto, ressaltou a importância de garantir recursos para a Assistência já para o ano de 2009 e reivindicou também que 10% do orçamento das universidades estaduais seja destinado para Assistência Estudantil. “Percebemos nesse fórum que a Assistência Estudantil vai além dos RU´s, da questão das residências universitárias e do Transporte, assistência estudantil passa também pela cultura, bolsas, esporte, lazer e inclusão digital”, afirma Larissa (Dirigente do DCE-UECE).
Durante a reunião, o presidente da comissão, deputado Roberto Cláudio (PHS), salientou a necessidade de que as instituições estaduais de nível superior busquem autonomia na tomada de decisões e na captação de recursos para melhorar suas estruturas. “É necessário que seja construído um caminho de autonomia universitária”, pontuou.
“É importante ver a Assistência ao estudante como uma política pública de estado”, falou a Profª. Socorro Osterne da SECITECE.
O deputado Lula Moraes (PCdoB) informou que apresentou emenda que modifica o inciso I do artigo 3º da mensagem nº 6.978, que dispõe sobre a proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2009. De acordo com Lula, a iniciativa “abrirá uma janela na LDO” no sentido de que sejam obtidos recursos para a efetivação do PEAE para todas as universidades estaduais e centros de ensino tecnológicos. A emenda, explicou ele, inclui a democratização do acesso e a garantia da permanência dos alunos de menor renda nas instituições públicas de ensino superior, mediante adoção de políticas públicas de assistência estudantil e incentivo ao ensino.
Segundo o Vice-Presidente Regional-CE da UNE (Rudiney), a reunião foi positiva, pois há uma perspectiva de garantir mais recursos para o ano de 2009, exclusivo para Assistência Estudantil. Isso é importante, mas a nossa principal bandeira, é a elaboração de um Projeto de Lei que crie um Plano Estadual de Assistência Estudantil e a garantia de uma rubrica especifica para a Assistência Estudantil. Para o diretor da UNE, essas conquistas se tornaram concretas com a mobilização dos estudantes.
Os próximos passos agora serão: garantir que seja aprovado a emenda da LDO e conseqüente o quantitativo na Lei Orçamentária Anual (LOA) e pressionar o Governador Cid Gomes para apresentar o Projeto de Lei sobre o PEAE.
Informações:
Rudiney de Souza – Diretor da UNE (85)9977-1480
Coordenadoria de Comunicação da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará
Veja mais sobre o assunto:
UNE discute assistência estudantil no Ceará
No Ceará, estudantes promovem 1º Fórum de Assistência aos estudantes de universidades estaduais
NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS
Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!
Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!
Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.