Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Internautas respondem provocação do Estadão à UNE  

O jornal O Estado de S. Paulo veiculou, em sua edição desta quinta, uma matéria relatando a "abertura das torneiras" governamentais para a UNE nos últimos anos. Capciosa, a reportagem busca retratar uma relação de atrelamento devido "ao maior acesso oferecido pelo governo Lula", embora destaque a declaração da presidente da entidade, Lúcia Stumpf, de que a UNE "mantém sua independência e não é comprável por nenhum governo".

Explorando um pouco mais o tema, a edição on line da publicação realizou uma enquete com a pergunta: Na sua opinião, a UNE ainda representa os estudantes? Por óbvio, conclui-se que o interesse oculto era ver a entidade reprovada pelos internautas, uma vez que o teor da matéria induz a tal resposta.

Pois até a manhã desta sexta feira, 06 de março, foi amplamente frustrado o objetivo do jornal dos Mesquita. Com 402 votos computados, a resposta "Sim" - ou seja, a percepção de que UNE representa os estudantes, vencia por 332 votos, coisa de 83%. O "Não" obtinha 70 sufrágios, somando parcos 17%.

A ampla maioria obtida na enquete fala por si. É provável que os estudantes reconheçam a independência da UNE, que dialoga com o governo as propostas para educação e defende os interesses de sua base, ao mesmo tempo em que faz passeatas pedindo a cabeça do quinta-coluna Henrique Meirelles, presidente do BC.

Ofensiva da mídia contra os movimentos sociais

O fato é que o momento é de nova e feroz ofensiva da grande mídia contra os movimentos sociais. Desde as ocupações realizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no carnaval o que se vê é uma perseguição implacável dos grandes veículos na busca de criminalizar movimentos e jogar a dita "opinião pública" contra os mesmos.

O presidente do STF, Gilmar Mendes, foi o primeiro a dar senha quando disse ilegais os repasses feitos a cooperativas rurais supostamente vinculadas ao MST e que a prática configuraria "a sociedade financiando a violência" no campo. Depois vieram ataques ao movimento sindical, estes vindos da Folha de S. Paulo, apresentado como incapaz de agir frente à crise econômica. Em seguida foi a vez da UNE virar alvo com as reportagens do Correio Brazieliense e no Estado de S. Paulo.

Ninguém chuta cachorro morto

O papel de alvo sempre foi reservado aos movimentos sociais, uma vez que apresentam-se contrários a interesses poderosos. Ainda mais agora: à falta de um discurso político defensável, resta à mídia e às viúvas neoliberais arranjarem pautas para criminalizar os movimentos, para passar imagens falsas - como a de "desordem" ou "queima" de recursos federais no financiamento de entidades.

Mas uma coisa é certa: ninguém chuta cachorro morto. A busca dos movimentos pela democratização do Estado brasileiro parece incomodar alguns setores, em particular a mídia. Talvez pelo receio da Conferência Nacional das Comunicações que foi pautada pelo governo, após anos de pressão de entidades das mais variadas áreas.

A grande mídia nativa, desde sempre beneficiária do poder, parece reagir de antemão à mera possibilidade de discussão dos seus privilégios e à luta por sua democratização.

Por Fernando Borgonovi, Diretor de Comunicação da UJS

Fonte: Sítio Nacional da UJS

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Seja o primeiro a comentar!

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.