Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Participe do Encontro do PPA da Juventude em Fortaleza  

Clique na imagem ao lado para ver o convite em tamanho maior, com data e local do evento.

PPA PARTICIPATIVO (2010 - 2013)

A Prefeitura de Fortaleza, dando início ao planejamento orçamentário de sua nova gestão, realizará nos próximos meses as atividades referentes a elaboração participativa do Plano Plurianual (2010-2013). Peça fundamental no ciclo orçamentário, o PPA definirá as prioridades, diretrizes e metas para a cidade durante os próximos quatro anos, daí a necessidade de envolvermos nesse processo os diferentes segmentos e territórios de nossa cidade.

Quem pode participar?

No PPA Participativo, todo cidadão e cidadã pode pensar e sugerir os investimentos mais importantes para Fortaleza.Todos os fortalezenses com mais de 6 anos podem participar do PPA. Para os maiores de 16 anos, as atividades vão acontecer nos bairros das seis Regionais da Cidade. Para quem tem entre 6 e 17 anos, o PPA reserva um espaço com metodologia e linguagem próprias: é o PPA Criança e Adolescente (PPACA). Além de entender que cidadania é um direito desde a infância, a Prefeitura incentiva a participação de grupos discriminados na sociedade, os chamados Segmentos Sociais. No PPA, existem momentos específicos para mulheres, idosos, população negra, LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, transexuais e travestis), pessoas com deficiência e juventude. As atividades preparadas para os segmentos respeitam as diferenças de cada grupo e valorizam suas lutas.

Como funciona o PPA Participativo?

Para participar, é preciso estar atento ao Ciclo de atividades do PPA Participativo. Dividimos as atividades em três momentos: as Oficinas Preparatórias, os Encontros Deliberativos e Congresso do PPA.

Oficina Preparatória

A oficina é o momento de conhecer o que é e como funciona o PPA. Trocar idéias sobre a realidade das Regionais ou dos Segmentos e do que deve ser feito para melhorar a vida das comunidades.

Todos os bairros terão uma oficina pública, da qual você pode participar. Os segmentos sociais e o PPACA também terão momentos como esse. As oficinas podem ser solicitadas por grupos ou entidades. Basta entrar em contato com as equipes de mobilização nas Regionais.

Encontros Deliberativos

Depois do momento de preparação, é hora de pensar a cidade e propor programas para serem desenvolvidos em todas as áreas de atuação da Prefeitura. Esse também é o momento para eleger as áreas de atuação mais importantes e os delegados que atuarão no Congresso do PPA. Vão acontecer dois Encontros em cada Regional, um para crianças e adolescentes, e outro para quem tem mais de 16 anos. Além deles, cada um dos seis segmentos terá um encontro específico.

Congresso do PPA

O Congresso é o espaço para que os representantes da população, eleitos diretamente nos encontros deliberativos, discutam e negociem com os secretários municipais as propostas apresentadas por toda a cidade nos Encontros do PPA. É assim que será construído o documento final do Plano Plurianual Participativo 2010-2013.

--

Fonte: Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude-Gabinete da Prefeita. AV. Luciano carneiro, 2235, Vila União Fone/fax: 3255-8373.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Seja o primeiro a comentar!

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.