Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Veja como foi o Curso de Formação da UJS Fortaleza  

Por Flávio Vinícius*

Ficou impossível não notar a satisfação estampada no rosto dos militantes que participaram do curso municipal de formação da UJS de Fortaleza/CE, depois de dois dias de intensas atividades. Filmes, leituras, exposições e debates tornaram mais interessantes o aprendizado dos conceitos da teoria marxista-leninista e de outros temas da política (veja fotos no final da matéria).

Nos três blocos de aula, foi debatido o papel do trabalho na formação dos homens e da sociedade; a história do Brasil na ótica das lutas pela liberdade; e o desenvolvimento do socialismo até os nossos dias, tanto da teoria quanto das experiências - o socialismo real -, ressaltando a necessidade da construção de um socialismo original, com a cara do povo brasileiro.

Batizada de turma Helenira Rezende - em homenagem a guerrilheira que combateu e tombou nas selvas do Araguaia - o grupo demonstrou grande interesse no estudo da teoria revolucionária, facilitando, dessa forma, o desenvolvimento das questões abordas no curso. Outro fator que contribuiu com sucesso dessa atividade, foi a presença do professor e historiador Evaldo Lima e da Socióloga Maria Pereira, que com grande acúmulo de informações, facilitaram a compreensão dessas questões.

Para Ana Carolina, Diretora de Formação da UJS Fortaleza, “essas atividades são fundamentais para o crescimento individual de cada militante e, consequentemente, da própria entidade”. Sua perspectiva é a realização dos cursos semestralmente. “Mas a política de formação passa por outras atividades, tais como: grupos de discussão, seminários, debates, entre outras – complementou”.

*Flávio Vinícius é Presidente da UJS Fortaleza e membro da Direção Estadual da UJS.

Veja mais fotos do curso:







MATÉRIAS RELACIONADAS:

3 Comentários:

  • David Aragon™  
    10/03/2009, 14:59

    Muito boa matéria Flávio, parabéns à galera da UJS de Fortaleza pela realização do Curso de Formação. É um importante instrumento de fortalecimento ideológico dos militantes.

    Já diz o ditado: Quem não se forma se deforma!

  • Anônimo  
    11/03/2009, 11:17

    Eu desafortunadamente não compareci...mas pelo que eu interpretei na materia foi uma oportunidade otima para explicar aos nossos amigos, amigos de amigos e etc o quão é importante ser socialista num paí como esse...parabens


    Marco Amaral - Teresina/PI

  • Unknown  
    11/03/2009, 18:44

    A UJS de Fortaleza esta cada dia se fortalecendo e formando novos quadro importante para fileiras do socialismo, direção municipal esta de parabéns.
    Viva o UJS.
    Viva o Socialismo.

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.