Parlamentares enviam mensagens de apoio à campanha “50% do Fundo Social do Pré-sal para educação”
Mensagens de apoio não param de chegar à UNE, UBES e ANPG parabenizando os estudantes pela vitoriosa campanha na votação do Pré-sal, ocorrida na madrugada da última quinta-feira. A rede social mais usada pelos internautas é o twitter.
O micro-blog foi a ferramenta mais rápida e efetiva que a juventude encontrou para mobilizar e pressionar os senadores pela aprovação da emenda 5, que determina a aplicação de 50% dos recursos do Fundo Social do Pré-sal na educação.
A proposta, que ficou conhecida como “emenda da UNE”, é de autoria dos senadores Fátima Cleide (PT-RO), Ideli Salvatti (PT-SC) e Inácio Arruda (PCdoB-CE), que no plenário defenderam o maior investimento em todos os níveis de ensino no país.
“Queremos que o país do futebol passe a ser também o país da educação. Estamos perdendo a Copa da Educação”, provocou a proponente Fátima Cleide, que reforçou seu argumento com uma série de resultados educacionais brasileiros provando a necessidade de mais financiamento.
Escassos investimentos em educação também foram apontados por Inácio Arruda como um dos “principais gargalos ao desenvolvimento nacional”. Segundo ele, “sem maciços investimentos na universalização e na qualidade da educação básica, profissional e superior, não teremos cidadãos preparados para ampliar o parque científico e tecnológico nacional, incrementar a indústria e colocar o Brasil em condições de competitividade internacional”. Arruda foi um dos mais combativos defensores da “emenda da UNE” durante a votação no Senado que durou mais de 11 horas.
A senadora Ideli Salvatti também ponderou que os recursos transformarão a realidade das próximas gerações: “Ganham os estudantes e ganha o país que formará jovens mais qualificados e com a garantia de uma educação gratuita e de qualidade”, pontuou.
Os debates no plenário entraram madrugada adentro, sem intimidar o grupo de senadores que mais ajudou nas articulações pela causa estudantil. Entre eles também estavam Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Cristovam Buarque (PDT-DF).
Histórico defensor da área, Buarque afirmou que apenas se o petróleo for “transformado em educação” o óleo terá caráter de “energia permanente” e sentenciou que "será um crime contra a nação" destinar os recursos do pré-sal a gastos imediatos.
Também considerando o longo prazo, o senador Arthur Virgílio defendeu que investimento em educação é essencial para o desenvolvimento de um país. “Temos de romper essa barreira, se quisermos ver o Brasil realmente entre os primeiros países do mundo”, declarou o líder do PSDB. E ainda completou: “Sem melhores salários não teremos bons professores e sem bons professores não teremos bons alunos”.
Manu também apóia!
O PL 07/2010 do Fundo Social do Pré-sal e a emenda 5 não movimentaram apenas o Senado Federal. A deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) ressaltou que “a luta não é por uma bandeira imediata, mas sim em defesa do nosso futuro como nação”. A ex-diretora da UNE defendeu ainda a militância do movimento estudantil pelos 50%. “A intensa mobilização dos jovens em defesa da Educação reafirma o compromisso da nossa juventude como no processo da campanha “Petróleo é Nosso!”. A descoberta das reservas de óleo e gás no litoral brasileiro pode ser uma revolução econômica e nós não temos o direito de deixar passar esta oportunidade”, disse a gaúcha.
As entidades também receberam declarações de parlamentares de outros estados, como da capital paulista. “A vitória dos estudantes brasileiros demonstra, sobretudo, a força, a competência e a importância da juventude no processo democrático de nosso país. É uma resposta efetiva às pessoas que não acreditavam na capacidade deste tão audacioso movimento estudantil”, saudou o vereador Netinho de Paula (PCdoB-SP). “Através desta emenda, poderemos projetar um futuro ainda mais promissor aos nossos jovens e à nossa Nação”, disse.
Twitter e a guerrilha virtual
Centenas de mensagens foram recebidas por meio do Twitter, enviadas por estudantes, professores, pais, mães, entidades variadas, organizações, além de parlamentares. Leia alguns recados recebidos:
@SenadoraFatima obrigado a UNE pela confiança e apoio na luta!
@flexaribeiro - Parabéns pela mobilização, @_une Vocês foram importantes para conquista do 50% do fundo do pré-sal para educação.
@Acirgurgacz - Parabéns pela mobilização, @_une Vocês foram importantes para conquista do 50% do fundo do pré-sal para educação.
@inacioarruda: Parabéns a UNE e UBES pela luta dos 50% do Fundo Social do Pré-sal para a educação.
@inacioarruda @_une Muito justo. Eu apoio.
@valadarespsb @_une Conte com meu apoio incondicional.
@Lucia_Vania @_une Contem comigo.
@depdirceudresch Apoiamos proposta da Une/Ubes/Anpg: com 50% do Fundo Social do Pré-Sal para educação, Brasil pode fazer uma revolução no ensino.
Fonte: http://www.une.org.br/
20/06/2010, 22:30
Deveria o governo investir mais em pesquisas, como essas abaixo, para descobrir qual é o defeito genético que faz com que as crianças brasileiras não aprendam matemática. E devia começar colhendo o sangue de todos que participaram das olimpíadas de matemática das escolas públicas e não ganharam medalha.
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SEM HABILIDADE COM NÚMEROS
Junia Oliveira, O Estado de Minas, 08/06/2010
http://wwo.uai.com.br/EM/html/sessao_18/2010/06/08/interna_noticia,id_sessao=18&id_noticia=141062/interna_noticia.shtml
Consta em http://www.exkola.com.br/scripts/noticia.php?id=34579041