Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Inácio Arruda propõe emendas para projeto do novo regimento do Senado  

A comissão especial criada para propor mudanças no Regimento Interno do Senado entregou na última quinta-feira (16) ao presidente da Casa, José Sarney, seu relatório final, na forma de um projeto de resolução (PRS 17/2009). Em seguida, o projeto foi lido em Plenário, passando assim a valer o prazo de cinco dias úteis para a apresentação de emendas. O objetivo da reforma do regimento é agilizar os trabalhos da Casa.

O Senador Inácio Arruda protocolou 44 emendas ao projeto de resolução que reforma o Regimento Interno do Senado Federal. A maior parte das propostas de alteração apresentadas por Inácio Arruda visa assegurar direitos aos partidos pequenos. Uma delas reduz de um décimo da composição da Casa para um vinte e sete avos (três senadores) o número mínimo para formação de bloco parlamentar. Como forma de agilizar a tramitação legislativa, Inácio propôs ainda que o Senado crie comissões especiais, como ocorre na Câmara, para apreciar as propostas de emenda à Constituição admitidas pela CCJ.

Dentre as emendas do Senador também está a que institucionaliza a criação das Frentes Parlamentares, a que prevê a reunião quinzenal do colégio de líderes para definir a pauta de votação do Senado e a criação de comissões especiais para apreciar matérias que digam respeito a duas ou mais comissões permanentes, além da possibilidade de transformação do Plenário do Senado em Comissão Geral para o debate de temas relevantes.

O projeto de reforma do regimento deverá tramitar em regime de urgência, para garantir rapidez na votação. A matéria será examinada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e, caso alguma emenda seja aprovada, retorna à comissão especial. A matéria vai então ao Plenário, quando será examinada em definitivo.

Fonte: Portal Vermelho

MATÉRIAS RELACIONADAS:

1 Comentário:

  • Ivo S. G. Reis  
    01/02/2010, 00:33

    Oito meses depois desta notícia o projeto de reforma do Regimento Interno do Senado parece estar voltando à pauta das notícias, mas, estranhamente, não com muita ênfase como deveria, pois o assunto é de interesse geral e a reformam se não fiscalizada e discutida, poderá se prestar a objetivos diversos dos que deveria ter.

    Para explicar melhor o meu ponto de vista, recomendo a leitura do artigo Regimentos Internos do Congresso, um entrava para a moralização" , ontem publicado no blog "Debata, Desvende e Divulgue!" (http://debatadesvendeedivulgue.com/blog/?p=2621).

    Peço ao articulista que, se puder, volte ao assunto, porém considerando o quadro político atual e os 108 escândalos políticos acontecidos em 2009 e que influenciaram a alteração de alguns artigos do RIS, como o que trata da apreensão de dcumentos de investigados por CPIs.

    Parabéns pela matéria (ainda atual).

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.