Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Sobre as mudanças no Vestibular da UFC  

O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias, anunciou nesta segunda-feira, 13, em entrevista à FM Universitária, que as mudanças propostas pelo Ministério da Educação (MEC) aos vestibulares das universidades federais, que preveem aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como parte do processo seletivo ou como fase única da seleção, não serão adotadas para o Vestibular 2010.

Para o reitor, antes das modificações é preciso realizar uma longa rodada de discussões com os setores envolvidos, como alunos, professores, sindicatos de escolas que oferecem o ensino médio e membros da Administração Superior da universidade.
Só após essa etapa, o debate segue para o Conselho Universitário, que baterá o martelo sobre a proposta. “Antes de qualquer decisão precisamos ter uma visão mais clara do assunto”, explicou Jesualdo, que se diz favorável às modificações. “O que me preocupa é o cronograma. Dificilmente vamos ter condições de implementá-las no próximo Vestibular”, reforçou.

A mudança proposta pelo MEC tem o objetivo é implementar um sistema de avaliação que estimule a capacidade analítica dos estudantes, em detrimento dos atuais vestibulares que, muitas vezes, incentivam a memorização de conteúdos.

Na última quarta-feira, o MEC emitiu um termo de referência sobre o que chamou de “Novo Enem e Sistema de Seleção Unificada”, com esclarecimentos técnicos sobre as mudanças planejadas. O documento já chegou à UFC e está sendo discutido pela Administração Superior.

Fonte: O Povo

MATÉRIAS RELACIONADAS:

2 Comentários:

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.