CPI da Coelce - venha fazer parte dessa luta!
Será instalada, nesta quarta-feira (27/05) a Comissão Parlamentar de Inquérito que vai tratar sobre o aumento abusivo da tarifa de energia elétrica impetrado pela Coelce. Segundo o deputado estadual Lula Morais, autor da proposta, já há um consenso em torno do seu nome para relatar a CPI e do deputado João Jaime (PSDB) para presidí-la. O nome do vice-presidente ainda será discutido.
A primeira atividade pública da CPI será um debate com o tema "Histórico e atualidade do setor elétrico brasileiro", que acontecerá na quinta-feira (28/05), no Complexo das comissões da Assembleia Legislativa, às 15h.
O evento contará com a presença do Dr. José Antonio Feijó de Melo, engenheiro eletricista, professor da UFPE e diretor do Instituto IUMINA – Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Elétrico.
Saiba mais sobre a CPI da Coelce
Para Lula Morais, a Comissão Parlamentar de Inquérito deveria se chamar CPI da Redução da Tarifa de Energia. O reajuste médio de 11,25%, autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), nas tarifas de energia cobradas pela Coelce foi o que motivou o pedido da investigação.
Com a CPI, o deputado quer forçar a Coelce a um recuo no reajuste. Ele acredita que é possível diminuir em 20% o que hoje é cobrado nas contas, se a energia térmica deixar de ser utilizada. “Trata-se da energia vendida a Coelce pela Térmica Fortaleza, usina de energia térmica a gás, de propriedade da Endesa, mesmo grupo que comanda a Coelce. Eles vendem a um custo de R$ 160,00 o megawatt, mesmo que a energia que eles fornecem não seja, de fato, a gás.
Com isso, além de encarecer o megawatt, eles rompem o contrato de concessão que, em seu artigo 7º, os obriga a gerar e adquirir a energia pelo menor custo. Que mágica é essa? Uma empresa que não gera energia a gás vende a preço de gás”, indagou o parlamentar do PCdoB.
Os Movimentos Sociais nesta luta
Seguindo a receita neoliberal de desmantelo do aparato do estado, os tucanos venderam a Coelce, entre tantas outras empresas públicas, afirmando que teríamos finalmente um serviço de energia eficiente e, acima de tudo, barato. Ledo engano! Nunca a tarifa foi tão alta e a corrupção tão descarada quanto agora.
Como quando na época das campanhas contra as privatizações, as centrais sindicais, os sindicatos e associações, o movimento estudantil, o movimento popular dos bairros, entidades e grupos organizados da sociedade civil, enfim, os movimentos sociais como um todo precisam sair às ruas e mostrar mais uma vez a sua força. Hoje apenas investigamos as irregularidades, amanhã quem sabe estaremos na luta para reestatizar a Coelce.
26/05/2009, 01:07
Luta das mais justas! O povo não aguenta mais ser saqueado e não ter a quem recorrer. Parlamentares da envergadura de Lula Morais provam, assim, que estão a altura do cargo que ocupam. Parabéns pela iniciativa e que consigam desmanchar a quadrilha organizada para estorquir o povo.
27/05/2009, 13:51
Parabéns ao deputado Lula Morais, pela grande luta, precisamos nos mobilizar para barrar esse aumento abusivo.
01/08/2009, 13:59
A MELHOR FORMA É A ESTATIZAÇÃO E PONTO FINAL.