Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Outro mundo só é possível para além da crise do capital  

*Por Pedro Possidônio

Cerca de duas décadas após o fim da primeira experiência socialista da União Soviética e contados respectivos cinqüenta anos da Revolução Cubana e sessenta anos da Revolução Chinesa, o capitalismo apresenta grave crise estrutural, na qual é possível vislumbrar o esgotamento deste sistema econômico, haja vista a contravenção à cartilha do neoliberalismo com intervenções estatais em todas as partes do mundo na tentativa de salvar o sistema de seu abismo financeiro.

Como nunca, é hora de fazer brotar novas sementes da sociedade burguesa, que frutifiquem em um novo modelo de sociedade, na qual a exploração dos homens e mulheres não mais exista mascarada em falsos ideais de libertanos. Gritamos que o socialismo vive após a queda do muro de Berlim, e continuaremos gritando que outro mundo é possível, agora, após cair também o muro de Wall Street.

A resistência ao modelo de economia capitalista jamais foi tão atual, o que abre fenomenal oportunidade para o desenvolvimento nos campos de luta das idéias, na qual faz-se mister que interpretemos as particularidades do capitalismo contemporâneo, apontando como saída da crise a construção de renovada cultura política, superando dogmatismos, respeitando, ouvindo a tolerando camaradas conosco unidos na realimentação da teoria marxista, com o objetivo estratégico de instaurar uma nova sociedade, socialista, tendo em alta consideração as particularidades culturais, históricas e sociais de cada país.

No Brasil, nosso Partido Comunista prepara seu XII Congresso, devendo acumular forças junto à população e mobilizar a militância para que ocorra crescimento da sua perspectiva crítica e transformadora no seio do povo brasileiro. Suas idéias devem ser avançadas o bastante para apontar a direção do socialismo com reverência que incida positivamente nas camadas mais avançadas da sociedade, cuidando, também, para que sua mensagem atue com relevância nas camadas populares, fortalecendo a identidade de luta do PCdoB, melhorando seu programa socialista, renovando quadros e preparando seu projeto eleitoral para 2010 visando à conquista dos corações e mentes dos brasileiros e das brasileiras.

O proletariado não pagará por esta crise burguesa sem avançar rumo à edificação da nova ordem mundial!

*Pedro Possidônio é estudante de Psicologia da UFC e militante da UJS.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

1 Comentário:

  • Flavio Vinicius  
    07/05/2009, 01:25

    Valeu, Pedro. A juventude precisa mesmo se posicionar diante da realidade social, principalmente nesse momento em que o capitalismo exibe provas incontestáveis de incompatibilidade com o desenvolvimento da humanidade. Ou caminhamos para o socialismo ou vamos acabar no caos.

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.