Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

1° de Maio no Pólo de Lazer da Barra do Ceará  

*Por Ívina Carla

Trabalhadores e estudantes reuniram-se no Pólo de Lazer da Barra do Ceará para comemorar o dia internacional dos trabalhadores e trabalhadoras. O local escolhido é histórico e já foi ponto de várias greves dos ferroviários.

Bandeiras da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), faixas em defesa da redução da jornada de trabalho, contra o aumento abusivo da tarifa de energia, contra a crise e panfletos fizeram parte do cenário na praia da Barra neste 1º de maio. Na avenida que dava acesso ao Pólo, a militância cumpria um importante papel de conversar com as pessoas e convidá-las para participar do ato show.

O ato foi construído pela CTB, sindicatos de Asseio e Conservação, da Saúde, dos Padeiros, Sindiagua, Previdência, Bancários e também pelas entidades UNE, UBES, UBM, UJS e os Partidos Políticos PCdoB e PSB. No intervalo de cada atração musical, os sindicalistas e lideranças subiam ao palco e se manifestavam sobre a importância do 1º de maio.

Parlamentares no ato

O evento contou com a presença do Senador Inácio Arruda, Deputado Federal Chico Lopes, Deputado Estadual Lula Morais e da Vereadora Eliana Gomes que aproveitaram para reencontrar os amigos e reforçar as bandeiras de luta que são de interesse dos trabalhadores.

Para Chico Lopes é importante lutar pela redução da jornada de trabalho, para criar mais empregos e que o trabalhador possa ter uma vida mais digna. “O cidadão precisa de tempo para viver, ter um lazer, estudar e a redução da jornada sem redução salarial pode proporcionar isso,” acrescentou.

Lopes também salientou a importância da população na CPI da COELCE . “Esse aumento é inaceitável e a força popular é necessária para derrubar essa arrogância da COELCE de definir a hora que quer, o que o consumidor deve pagar,” destacou.

Momento de reflexão

A Vereadora Eliana Gomes (PCdoB) ressaltou a importância da comemoração, mas destacou que esse dia é de reflexão. “ Temos um governo popular, mas que é necessário pressão para garantir ações que beneficiem os trabalhadores. Precisamos de união, passamos por um momento em que a COELCE se aproveita da crise para aumentar sua taxa que é desumana para a população,” acrescentou .

Eliana também falou sobre a conquista de barrar a paralisação dos trens. “O METROFOR é importante, mas não podemos por conta desta obra esquecer as pessoas que moram em Pacatuba, Maracanaú, que trabalham em Fortaleza e dependem do serviço,”afirmou.

A crise não é culpa dos trabalhadores

A Presidente da CTB-CE, Marta Brandão destacou que esse 1º de maio acontece em um momento que o mundo ainda sofre com a crise e os principais afetados são os trabalhadores.

“O governo Lula propõe medidas que podem tirar o Brasil mais rápido da crise” mas que para o movimento isso não é bastante, sendo necessário fortalecer a luta para garantir mais direitos,” acrescentou.

Segundo a sindicalista, nesse momento de crise é necessário a união dos trabalhadores para lutar contra o que os patrões querem impor. “Não podemos admitir que o capital estrangeiro continue lucrando e se escondendo por trás da crise, demitindo trabalhadores, fazendo propostas indecorosas para fragmentar a classe.”

Ívina Carla é estudante de Jornalismo da FaC e militante da UJS.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Seja o primeiro a comentar!

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.