Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

Greve dos ônibus iminente em Fortaleza  

Pela manhã e durante o final da tarde de ontem (04/05), os motoristas e cobradores de ônibus de Fortaleza realizaram uma paralização de advertência nos terminais de Antônio Bezerra, Parangaba, Papicu e Conjunto Ceará.

A paralização havia sido anunciada após assembleia da categoria realizada pelo Sindicato dos Motoristas de Transportes de Passageiros do Ceará (Sintro) no final de semana. Os trabalhadores reinvindicam um reajuste salarial de 12%, mas o sindicato dos donos da empresas de ônibus (Sindiônibus) fincou o pé nos 6%.

O presidente da Etufor, Ademar Gondim, disse hipocritamente à imprensa que não sabia da paralização e tenta jogar a sociedade contra os trabalhadores ao afirmar que, "Essa paralisação extrapola o direito dos outros, pois temos que garantir o direito de ir e vir da população" (O Povo). Ele ainda chegou a dizer que a AMC, a Guarda Municipal e a Polícia militar estarão "atentas", eufemismo para dissimular a ameaça de violência. Ora, devemos acima de tudo preservar o direito constitucional à greve, instrumento legítimo da luta dos trabalhadores organizados contra a opressão dos patrões.

Para ganhar a sociedade para a sua causa (justíssima, diga-se de passagem), seria interessante que os trabalhadores do transporte urbano incluíssem em sua pauta de reinvindicações a luta contra o aumento da passagem, que mobiliza as famílias da cidade e tem um apelo fortíssimo dentro do movimento estudantil. Fica aqui a dica. E que venha a greve!

Por David Aragon, secretário de comunicação da UJS Ceará

MATÉRIAS RELACIONADAS:

1 Comentário:

  • Anônimo  
    05/08/2010, 14:37

    Boa tarde pessoal!
    Sobre a greve dos motoristas, eu tenho a dizer que, realmente, todo trabalhador tem o direito de lutar por melhores condições de trabalho, entretando,eu discordo apenas da maneira como eles têm procedido com a greve. Pessoal, nós que utilizamos o transporte coletivo precisamos dele para nos deslocar pela cidade, e como faremos sem os ônibus? eu concordo com o presidente da Etufor, ele não está pondo a população contra ninguém, apenas lembrando da necessidade do transporte coletivo. Todos nós temos o direito de ir e vir, portanto, acho que os motoristas não deveriam se comportar assim, se vocês querem melhores salários tudo bem....isso é um direito de vocês, vão a luta sim ! mas apenas lembro que o serviço não pode parar deste jeito...a CF 88 diz que o transporte urbano é uma atividade essencial, então, não pode parar! façam seus acordos, rodízios, mas a população precisa dos ônibus também...na minha opinião, a AMC, Guarda Municipal e Polícia militar é apenas para evitar excessos e controlar a situação, pois estão quebrando os carros, esquecendo de que com os carros quebrados não teremos conforto!
    Obrigado!

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.