Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

O Globo se desculpa pela manipulação grosseira contra Lula  

O jornal O Globo desta quarta (13) deve ter surpreendido a muitos. O diário se desculpa pela capa apresentada no dia anterior, quando estampou uma foto do presidente Lula, que desceu do carro para conversar com pessoas que faziam uma manifestação. A foto deixa a entender que houve enfrentamento.

Na foto, um manifestante está com a mão no ombro de Lula. E o presidente com uma cara de mal e o dedo em riste olhando para ele. Não há dúvida para quem vê somente a capa do jornal: houve confusão, empurrões e os manifestantes partiram pra cima do presidente.

Mas quem se deu ao trabalho de ler a matéria correspondente, que estava na página 4, pode entender o que aconteceu. Quando chegava ao local onde despacha atualmente, o presidente se deparou com uma manifestação de pessoas que queriam dialogar diretamente com Lula sobre o programa habitacional. Na verdade, o que eles não queriam era passar pelo governo do Distrito Federal, administrado pelo DEM.

Segundo o próprio jornal informou, os manifestantes “temem que o governo de José Roberto Arruda privilegie as grandes construtoras, em detrimento das famílias com renda de até três salários mínimos”.

Lula, com seu espírito democrático, desceu do carro e questionou o que os manifestantes queriam, prometendo conversar com o governador do DF. Ou seja, nada de confronto como O Globo quis mostrar. E mais, quando desceu do carro, o presidente foi ovacionado com “Lula, eu te amo!”.

Mas por que O Globo fez esse mea culpa na matéria? Pois não é de hoje que o diário carioca faz algo do tipo. Na verdade, um recurso comum de manipulação de foto e matéria de capa. Eles sabem que boa parte dos leitores olha apenas a capa nas bancas e muitos que compram o jornal não lêem todo o conteúdo, se prendendo mais nas fotos e no título.

Bom, o jornal não diz exatamente o motivo de admitir o erro, talvez muitos leitores tenham enviado cartas ou mensagens criticando a postura do jornal. Nas Cartas dos Leitores não há uma sequer comentando o caso. Outro possível motivo seria as incessantes manipulações do Globo, que já estaria caindo em descrédito com a sociedade.

Por fim, vale lembrar que o reconhecimento do erro não mereceu o destaque da foto do dia anterior, mas apenas um pequeno pedaço no canto da capa e na parte de baixo.

Diz o texto com o título “Lula e os manifestantes”, que, aliás, não diz nada sobre o que se trata: “Texto na primeira página do Globo de ontem deu a entender que o presidente Lula teve enfrentamento com manifestantes. Pelo contrário, ele ‘ganhou’ o grupo, como registrou corretamente a reportagem na página 4”.

Agora é esperar a próxima capa do PIG (Partido da Imprensa Golpista), como gosta de se referir o jornalista Paulo Henrique Amorim.

Por Marcos Pereira, jornalista do PCdoB do Rio de Janeiro.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

3 Comentários:

  • Zéder  
    15/05/2009, 09:52

    PARABÉNS UJS-CEARÁ !!!!

    PELO PRÊMIO PONTOS DE MÍDIA LIVRE!! MUITO NOS ORGULHA QUE NOSSOS CAMARADAS SE DESTAQUEM ENTRE AQUELES QUE LEVAM INFORMAÇÃO DE QUALIDADE POR MEIOS ALTERNATIVOS DE COMUNICAÇÃO! ESTAMOS JUNTOS! SAUDAÇÕES SOCIALISTAS REVOLUCIONÁRIAS!

    Eder Borborema - Diretor de Formação da UJS-DF e um dos editores do blog da UJS-DF www.ujsdf.blogspot.com

  • David Aragon™  
    15/05/2009, 12:15

    Muito obrigado pela matéria no blog da UJS de Brasília, as iniciativas midíaticas alternativas como blogs, wikis, grupos de discussão e até os tradicionais fanzines são o fiel da balança na luta contra a ditadura midíatica do Partido da Imprensa Golpista (PIG).

    Somos pequenos, mas somos muitos e assim seremos fortes!

    Um grande abraço pra galera da UJS de Brasília!

  • Zéder  
    15/05/2009, 18:06

    Parabéns mais uma vez camaradas!
    Obrigado por visitarem nosso modesto Blog! Voltarei sempre! Estamos juntos/
    Grande abraço pra galera do combativo estado do Ceará! Saudações!!

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.