Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

UJS participa de ato em solidariedade a Cuba  

A UJS e diversas organizações dos movimentos sociais lotaram o auditório da Câmara de Vereadores de São Paulo para prestar solidariedade ao povo cubano, no ato organizado pelo Cebrapaz e pelos vereadores do PCdoB Jamil Murad e Netinho.

Foi um ato muito bonito, marcado pela forte solidariedade e pela denúncia da forte investida que faz a mídia e o imperialismo no sentido de tentar desmoralizar, caluniar e derrotar a revolução cubana. Não é de se estranhar... Os ataques à revolução cubana são parte da reação imperialista ao momento novo que vive a América Latina. Não aceitamos mais sermos o quintal dos Estados Unidos. O povo latino-americano quer trilhar um caminho diferente para suas nações, com independência, soberania, desenvolvimento e integração regional. E a rebelde ilha caribenha é um exemplo de resistência e de que há alternativa ao sistema capitalista: o socialismo.

A ofensiva midiática contra Cuba acusa a revolução de ser anti-democrática e de manter presos políticos. Nunca falam, no entanto, que os Estados Unidos mantém encarcerados por mais de 10 anos 5 patriotas cubanos, sem direito a visita dos seus familiares. Não fazem nenhum tipo de cobertura às eleições cubanas. Não comentam uma palavra sobre suas universidades, seu sistema de saúde, sobre o criminoso bloqueio econômico contra a ilha.

Em meio à crise do capitalismo, à formação de blocos regionais e econômicos e sucessivas vitórias eleitorais de um campo nacionalista, democrático e popular na América Latina, o imperialismo responde: reativa a quarta frota naval na América do Sul, instala novas bases militares na Colômbia, coloca a mídia a favor da divisão da região, tentando desmoralizar a revolução cubana.

Por isso, a solidariedade ao povo cubano e a defesa da unidade latino-americanas são parte importante da luta anti-imperialista. Aproveito para parabenizar o Cebrapaz e os vereadores pela iniciativa. Os brasileiros deram mais uma bela demonstração que em Cuba o imperialismo não passará!

Fonte: Blog tititidajuventude.blogspot.com, mantido pela diretora de Solidariedade Internacional e Movimento Secundarista da UJS, Ticiana Alvares.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Seja o primeiro a comentar!

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.