Blog UJS Ceará

O blog de política da juventude cearense!

UJS/CE mobiliza juventude para XI Congresso Estadual  

Terá início nesta sexta-feira (21/05), às 19 horas, no Anfiteatro do Dragão do Mar, o Congresso da União da Juventude Socialista do Ceará (UJS/CE). Durante o final de semana, as atividades serão realizadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET), a partir das 9h. A juventude debaterá temas como 50% do Fundo do Pré-Sal para a Educação, a luta pela Redução da Jornada de Trabalho e as eleições de 2010.

Os últimos meses foram de intensa mobilização para os filiados da UJS/CE. As etapas municipais reuniram no processo em torno de 3.000 filiados, de 20 cidades, e reunirá em torno de 500 jovens no XI Congresso Estadual. De acordo com o Presidente da UJS/CE, Edilson Cavalcante, as etapas municipais foram positivas, reforçando o momento de consolidação vivenciado pela entidade. “Atravessamos uma fase de ampliação da participação da UJS em outros movimentos e o retorno da nossa força política em entidades de massa em diversos municípios, tivemos uma boa participação no congresso da Associação Nacional de Pós-Graduandos - ANPG e dialogamos com outras frentes, como LGBTT, democratização da comunicação, jovens trabalhadores, sem sair do movimento estudantil,” afirma.



Juventude antenada



O debate eleitoral no Ceará cria expectativas na juventude, pelo clima de indefinição no plano estadual, mas isso não anula as discussões e a construção da plataforma de reivindicações juvenis a ser apresentada aos possíveis candidatos. Segundo Edilson, a juventude acompanha nesse período o sentimento progressista, com posicionamento de manter a continuidade e garantir as mudanças iniciadas em 2002. “A presença da UJS na discussão eleitoral é reconhecida e influencia no cenário político, todos os congressos municipais pautaram a importância da juventude no embate de 2010, e vamos lutar para derrotar as forças entreguistas que querem voltar ao poder”.



A União da Juventude Socialista do Ceará chega ao ano de 2010, com um histórico importante da participação juvenil nas mobilizações por transformação social. A entidade reforça, em mais um congresso, a unidade e a ousadia para reduzir as desigualdades sociais. Para Edilson Cavalcante, o momento é como a estruturação de um carro ao comparar que “colocamos os acessórios principais e estamos prontos para dar a largada. Muita coisa boa vem por aí, a partir dessa mobilização do povo brasileiro, estamos atravessando o período de conquistas. Agora é tornar firme as vitórias”, comemora.



Ívina Carla (acadêmica de jornalismo)


MATÉRIAS RELACIONADAS:

1 Comentário:

NORMAS DE USO DOS COMENTÁRIOS

Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

Os comentários não serão respondidos por email, só aqui mesmo; se quiser saber se alguém respondeu ao seu comentário, inscreva-se por email no Feed de comentários do artigo, ou então: VOLTE SEMPRE!

Obs.: Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.